Meia Özil anuncia aposentadoria aos 34 anos de idade

Com a colaboração de GE

Aos 34 anos, o meia Mesut Özil anunciou sua aposentadoria do futebol nesta quarta-feira (22). Em suas redes sociais, o campeão mundial pela Alemanha, anunciou sua decisão, alegando problemas físicos.

ozil-aposentadoria
Foto: Reprodução/Instagram

Após duras considerações, estou anunciando minha aposentadoria imediata do futebol. Foi um privilégio ser jogador profissional por quase 17 anos, e me sinto incrivelmente grato pela oportunidade. Mas nas recentes semanas e meses, sofrendo com algumas lesões, se tornou mais e mais e claro que é hora de deixar a grande cena do futebol.”

— Mesut Özil

Özil estava atuando pelo Istambul Basaksehir, da Turquia, desde 2021. Seu último jogo profissional foi no dia 2 de fevereiro, quando foi a campo por 45 minutos contra Kayserispor, pelo Campeonato Turco – foi apenas seu sétimo jogo na atual temporada, na qual não marcou nenhum gol.

O jogador encerra 18 anos de carreira, que começou como profissionalizante no Schalke 04. Mas depois de três temporadas, Özil se transferiu para Werder Bremen, um time alemão que deu bastante visibilidade para o astro no futebol internacional, inclusive para o Real Madrid, que o comprou em 2010. 

No time espanhol, o alemão atuou com jogadores como Cristiano Ronaldo, Kaká e Benzema, sendo uma peça essencial na era José Marinho. Entretanto, em 2013, após o Real Madrid quebrar um jejum de 12 anos e vencer a Champions League, Mesut Özil deixou o clube e foi para o Arsenal. 

Foi como jogador do Arsenal que Özil viveu o auge de sua carreira na seleção alemã. O meia foi uma das peças importantes do time que conquistou a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, atuando como titular nos sete jogos da campanha, na qual marcou um gol. Também esteve nos mundiais de 2010 e 2018.

Ele permaneceu de 2013 a 2021 no clube londrino, construindo sua trajetória mais longa. O alemão conquistou quatro Copas da Inglaterra, além de uma Supercopa do país e um vice-campeonato na Liga Europa, mas não conseguiu realizar o sonho de vencer a Champions League. E com a chegada do técnico Mikel Arteta, o astro foi perdendo lugar no time, já que o treinador promoveu uma grande renovação no elenco. Com isso, em janeiro de 2021, conseguiu uma rescisão contratual. 

Livre no mercado, jogou duas temporadas e meia no Fenerbahçe, um dos maiores times da Turquia. Ele foi afastado do time quando discutiu com o treinador Ismail Kartal, e rescindiu o contrato antes do previsto com a chegada de Jorge Jesus. E então, no começo da atual temporada, no meio do ano passado, ele foi para o Istambul Basaksehir.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.