Corrupção, reforma tributária e saúde: veja os destaques da sabatina de Ciro Gomes com Ratinho

O apresentador Carlos Massa, o Ratinho, começou na última terça-feira (13) a série de sabatinas com os presidenciáveis, no quadro “Candidatos com Ratinho”, transmitido no SBT.

Foto: Reprodução/SBT

O primeiro convidado foi Jair Bolsonaro. Veja como foi.

As entrevistas começam às 20h, são ao vivo e têm duração de 30 minutos ininterruptos. Nos próximos dias, outros presidenciáveis devem ser entrevistados pelo Ratinho.

Nesta segunda-feira (19), o canditado sabatinado é Ciro Gomes, do PDT.

Confira os destaques da sabatina:

Por que Ciro quer ser presidente?

Ratinho iniciou a entrevista perguntando porque Ciro Gomes quer ser presidente. O canditado do PDT, que se apresenta como uma terceira via em relação à disputa entre Jair Bolsonato e Lula, afirmou que sabe que é difícil, mas diz que não foi acusado de corrupção e tem ficha limpa. Ciro diz que apresenta ao povo brasileiro uma proposta, e que é canditado por necessidade.

Renegociação de dívidas

O apresentador perguntou como Ciro pretende tirar as famílias brasileiras das dívidas. O candidato disse que hoje a população sofre com juros de prestações e crediários, e propôs renegociação de dívidas a partir de descontos e financiamento do restante do valor com os bancos.

Taxar grandes fortunas

Ratinho perguntou sobre a proposta de grandes fortunas, e se isso não afasta os investidores. Ciro Gomes disse que quando se faz um imposto muito alto, isso causa uma fuga de capitais. Ele disse que quer deslocar o imposto para as pessoas físicas e apresentou propostas de renda mínima para domicílios.

Relação com o Centrão

Ao ser perguntado de como vai lidar com o Centrão, Ciro Gomes disse: “Conheço todo mundo, fui colega deles”. Ciro afirmou que terá “autoridade” para não fazer alianças com o chamado “Centrão” no congresso, e que se for eleito não irá tentar se reeleger em 2026. “Eu não quero reeleição. Vou trocar isso em troca da reforma que o Brasil precisa”.

Como acabar com a corrupção?

Ratinho perguntou a Ciro se é possível acabar com a corrupção no Brasil. Ciro Gomes respondeu: “Quem prometer isso para o povo não passa de um mentiroso”.

Ele afirma que a corrupção é um pecado. Ciro diz que ele, em 42 anos de vida pública, não “se corrompeu” e reafirmou que nunca respondeu por acusações. Ele diz que quer mudar as instituições que podem prevenir a corrupção.

Reforma Tributária

Ciro afirma que já tem uma proposta para a Reforma Tributária. Ele disse que os impostos estão aumentando nas “costas do povo”, e não para os super ricos. Ele diz que precisa simplificar o modelo tributário, diminuindo das faixas mais pobres e transferir para os super ricos. 

Saúde

Ratinho perguntou se, caso Ciro for eleito, a Saúde vai melhorar no Brasil. Ciro disse que vai revogar o teto de gastos para aumentar o investimento em Saúde. Ele diz que governadores, prefeitos e servidores públicos estão mantendo o SUS.

Ele propõe reestruturar a gestão do SUS, para aumentar o financiamento. Uma das propostas seria regionalizar hospitais nos estados. Ciro Gomes ainda falou da fila de espera de cirurgias no Brasil e disse que, nos primeiros 100 primeiros dias de governo, vai fazer um mutirão de cirurgias eletivas.

Considerações finais

Ao final da sabatina, Ciro Gomes fez suas considerações finais.

“O sistema está empurrando para o povo escolher coisa ruim para coisa pior. Estou pedindo oportunidade. A eleição tem dois turnos. Se você acha que eu tenho boas propostas, me dê uma opurtunidade”, afirmou o candidato.

Confira a entrevista na íntegra:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.