Instituto Futura aponta liderança de Bolsonaro na corrida presidencial

Pesquisa encomendada pelo Banco Modal e realizada pelo Instituto Futura Inteligência mostra que o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) está na liderança da disputa pela Presidência da República. O levantamento divulgado nesta quinta-feira (8) aponta resultado diferente dos principais institutos de pesquisa do país a 24 dias do primeiro turno.

De acordo com o levantamento, o atual presidente tem 41,8% das intenções de voto na pesquisa estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado), contra 35,7% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7,7%; Simone Tebet (MDB), com 5,4%.

Já na pesquisa espontânea (quando os entrevistados não têm uma lista de candidatos para escolher), o cenário é de empate técnico entre os líderes das pesquisas. Bolsonaro aparece com 41,2% das intenções de voto, contra 36,9% do petista. Considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, fica configura o empate técnico entre os candidatos.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR02618/2022.