Colheita do pinhão será liberada neste sábado

A colheita do pinhão estará permitida em todo o Paraná a partir deste sábado (1º de abril). O Instituto Água e Terra (IAT) liberou o alimento tradicional do Sul para colheita, venda, transporte e armazenamento.

colheita pinhão
Foto: Mauro Scharnik/IAT

O IAT reforça que apenas pinhões que tenham alcançado o completo processo de maturação poderão ser comercializados.

As normas para colheita e comercialização do pinhão são estabelecidas para proteger a reprodução da araucária, ameaçada de extinção. 

A multa em caso de desobediência é de R$ 300 por quilo apreendido, além da responsabilização por crime ambiental. 

“O objetivo é permitir a plena maturação das pinhas e proteger a reprodução da araucária, que é considerada uma espécie em extinção no Estado. Além disso, é preciso garantir a alimentação da fauna que vive nos remanescentes da floresta com araucária”, explicou o chefe da Divisão de Fiscalização Ambiental no IAT, Ivo Czelusniak Good.

Até quando vai a colheita do pinhão

A safra do pinhão começa em abril e normalmente se estende até junho. Segundo o IAT, o respeito à data de comercialização também é necessário para proteger a saúde humana.

As pinhas imaturas apresentam casca esbranquiçada e alto teor de umidade, o que favorece a presença de fungos, podendo o alimento se tornar até tóxico para o consumo. Se ingerido, pode prejudicar a saúde com problemas como a má digestão, náuseas e episódios de constipação intestinal. Também não é permitida a venda de pinhões trazidos de outros estados. 

A fiscalização é feita pelos agentes do IAT e pelo Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV). A denúncia é apurada e, caso comprovada, um processo é instaurado para que seja lavrado o auto de infração ambiental. As denúncias podem ser encaminhadas à Ouvidoria do IAT, aos escritórios regionais, pelos telefones (41) 3213-3466 e (41) 3213-3873 ou 0800-643-0304 e, ainda, à Polícia Ambiental (41) 3299-1350.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.