Após sensação térmica de 4°C, capital tem previsão de mais frio nos próximos dias

Uma grande massa de ar seco de origem polar avança sobre o Sul do Brasil. Além de deixar o tempo firme na maior parte da região, as temperaturas ficam baixas. Será uma semana de sol e praticamente sem chuva na Região Sul. Os destaques nos próximos dias serão o ar seco e frio.

(Foto: AEN-PR)

Em Curitiba, os termômetros devem registrar queda durante a madrugada. A previsão é que a temperatura chegue na casa dos 7°C durante o amanhecer. A menor temperatura de 2021 foi registrada nesta segunda-feira (24), com 6,7°C. A sensação térmica chegou a 4°C.

Geada na terça-feira

Na terça-feira (25), o dia vai amanhecer frio e com geada entre o norte gaúcho, oeste de Santa Catarina, Planalto Catarinense, na região serrana entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e nas áreas do centro-sul do Paraná e também em Curitiba. Há risco de novos recordes de frio em muitos municípios, inclusive na capital do Paraná.

Na quarta-feira ainda pode gear nas serras gaúcha e catarinense e no Planalto de Santa Catarina. Além disso, a Campanha Gaúcha, no sul do Rio Grande do Sul, vai receber um reforço do ar polar, portanto pode gear também durante a madrugada da quarta-feira (26).

Algumas cidades do norte do Paraná até recebem alguma chuva entre quarta e quinta-feira, mas os volumes não serão expressivos. A chuva é isolada. Só no fim da semana que a chuva vai voltar a atingir mais regiões.

Frio no Estado

Trinta e um municípios paranaenses registraram as suas temperaturas mais geladas do ano nesta segunda-feira de outono (24), segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Ao todo, o órgão monitora estações em 51 municípios, configurando recordes de frio em 60% delas.

“Essa massa tem origem na Antártida e é trazida ao Paraná por ventos que sopram da Argentina, se deslocando pela Cordilheira dos Andes até chegar ao Sul do País”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar. “É uma massa intensa, com grande quantidade de ar frio e seco, que provocou quedas de temperatura bastante bruscas”.

A temperatura mais baixa do dia foi registrada em Entre Rios do Oeste, na região Oeste do Paraná, chegando a 1,7°C. Anteriormente, o dia mais frio que o município havia registrado em 2021 era 2,6°C. Toledo foi a segunda colocada do dia, com 1,8°C – sua menor temperatura anterior era de 4,8°C.

Com informações do ClimaTempo, Simepar e Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.