Mutirão MEI de Curitiba acontece nesta quarta e ainda tem vagas abertas

Com a colaboração de Prefeitura de Curitiba

Nesta quarta-feira (24), acontece o 5º Mutirão MEI, Micro e Pequenas Empresas de Curitiba, realizado das 9h às 17h no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba (entrada pela Rua da Paz, 608).

mutirao-mei-de-curitiba
Foto: Divulgação

A ação é voltada para que os Microempreendedores Individuais (MEIs) e donos de micro e pequenas empresas de Curitiba possam acessar serviços gratuitos para abrir, regularizar e ampliar negócios.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Vale do Pinhão e pelo Guia Curitiba.

Confira cinco serviços que serão prestados gratuitamente durante o 5º Mutirão MEI: 

1. Abertura e regularização do MEI

Os nove Espaços Empreendedor vão estar no 5º Mutirão MEI para atender quem quer formalizar seu trabalho com a abertura do MEI.

Profissionais com faturamento anual de até R$ 81 mil podem se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). É necessário apresentar RG, CPF e a capa do carnê do IPTU onde será aberto o negócio. 
Vantagens de ser um MEI:

  • O MEI passa a ter um CNPJ e ser reconhecido como empresa; 
  • Pode abrir conta bancária empresarial;
  • Tem acesso a crédito facilitado;
  • Emite notas fiscais, o que permite ampliar a clientela, com negócios b2b (business to business, entre empresas);
  • Pode contratar um funcionário legalmente registrado;
  • Conta com os atendimentos de orientação, mentoria e consultoria dos Espaços Empreendedor de forma gratuita;
  • Tem direito a cobertura da Previdência Social (aposentaria, auxílio maternidade, afastamento remunerado por problemas de saúde). 

2. Regularização de documentos e débitos

Entre os atendimentos, MEIs, micro e pequenos empreendedores com algum débito financeiro, como a dívida ativa do município, ou de documentos terão suporte e orientações para a regularização.

Quem é MEI terá auxílio na emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que agrega a cobrança de impostos como INSS, ISS e ICMS, tem pagamento mensal.

O pagamento em dia do DAS assegura os direitos do MEI, como a emissão de notas fiscais e benefícios da Previdência Social.

3.Orientação sobre alvarás e licenças 

No 5º Mutirão MEI, a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) realizará a Consulta Prévia de Viabilidade (CPV), que é um documento necessário para a solicitação do alvará comercial, a fim de verificar se o local do empreendimento comporta a atividade desejada.

A Vigilância Sanitária municipal estará disponível para fornecer orientações sobre a obtenção da licença sanitária e o Corpo de Bombeiros vai esclarecer dúvidas sobre a emissão do Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB).

Apesar de micro e pequenos negócios serem dispensados de apresentar alvarás e licença, como determina a Lei da Liberdade Econômica, eles têm de cumprir as normas sanitárias, ambientais, tributárias, de segurança pública, uso e ocupação do solo para o funcionamento de suas atividades. Durante o Mutirão, vão poder tirar as dúvidas sobre essas obrigações. 

4. Auxílio na Declaração Anual do Simples Nacional 

Até 31 de maio, todo Microempreendedores Individuais (MEI) têm de enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) referente aos rendimentos da empresa em 2022 à Receita Federal.

Vale lembrar que muitos MEIs têm dúvida de como fazer essa declaração, quais dados vão para a DASN e quais vão para a declaração do imposto de renda de pessoa física.

No 5º Mutirão MEI, os Espaços Empreendedor vão auxiliar o preenchimento da DASN. É necessário apresentar as informações do faturamento anual da empresa.

5. Seminário “MEI, saiba como ser um fornecedor e prestar serviços nas escolas municipais de Curitiba” 

Às 10h, o 5º Mutirão MEI o seminário que vai ensinar os empreendedores a ter a Prefeitura de Curitiba como cliente, participando da contratação direta do fundo Rotativo da Secretaria Municipal da Educação (SME).

Além de informações, os MEIs e donos de micro e pequenos negócios serão cadastrados no sistema eletrônico de compras de Curitiba, tornando-se potenciais fornecedores do município.

Outros serviços do 5º Mutirão MEI, Micro e Pequenas Empresas de Curitiba

O 5º Mutirão MEI, Micro e Pequenas Empresas de Curitiba é uma das ações do Programa Curitiba Empreendedora, do Vale do Pinhão, por meio da Prefeitura de Curitiba e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, em parceria com o Sebrae-PR.

Também serão realizados: consultorias em Finanças e Planejamento, Marketing e Marketing Digital; análise de crédito e financiamentos, por instituições financeiras e cooperativas de crédito; análise e regularização de contribuições previdenciárias (INSS); atendimento das Receitas Estadual (nota fiscal do comércio) e Federal (imposto de renda PF e PJ).

Serviço: 5º Mutirão MEI, Micro e Pequenas Empresas de Curitiba

Local: Mercado Municipal de Curitiba – Setor de Orgânicos (entrada pela Rua da Paz, 608)
Data: 24 de maio (quarta-feira), das 9h às 17h
Inscrições: gratuitas, pelo site do Vale do Pinhão LINK ou do Guia Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.