Prefeitura pede retirada de linhas de trem da região central de Curitiba

A Prefeitura de Curitiba está em conversas com o Governo Federal para tirar as linhas férreas de trem da região central da capital. Entre os motivos para a retirada, estão os acidentes frequentes com trens nos cruzamentos e também ruídos no perímetro urbano, reclamação de moradores que moram próximos às linhas.

trem-curitiba
Foto: Levy Ferreira/SMCS

Na quarta-feira (17), o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) se reuniu com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília. Como a renovação da concessão da malha ferroviária do Paraná está sendo discutida pela ANTT com a concessionária Rumo, a prefeitura quer que seja incluído no contrato a retirada das linhas férreas da área central e também a construção de um contorno ferroviário, que teria em torno de 40 km de extensão.

“O ramal ferroviário atual passa na região central e por diversas áreas adensadas em bairros da cidade de Curitiba causando diversos transtornos ao trânsito, produzindo tempos de espera para o transporte público, gera inúmeros acidentes, inclusive com mortos; e ainda produz ruídos que incomodam os moradores lindeiros. Precisamos de um contorno que retire essas linha da região central”, disse Pimentel.

O pedido para a retirada das linhas de trem em Curitiba também foi feito pelo prefeito Rafael Greca (PSD), em entrevista coletiva nesta quinta (19).

“Se for pra usar trem, que seja apenas no trecho urbano para o transporte coletivo. É questão de urbanismo, de segurança, de modernidade. É uma dívida que o Brasil tem com o Paraná, porque o Paraná alimenta o Brasil e move a balança de pagamentos do Brasil”

O prefeito também destacou que Curitiba não tem recursos próprios para a construção de um contorno ferroviário. O pedido foi ouvido pela ANTT e deve ser analisado nos próximos meses.

Leia também:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.