Dia das Mães é data mais importante do primeiro semestre para comércio

Especialista aponta maneiras para lojistas e consumidores aproveitarem a celebração

O Dia das Mães será celebrado no dia 14 de maio e o comércio já está atento para a ocasião. A data é a mais importante para o setor na primeira metade do ano.

dia das maes comercio
Foto: Geraldo Bubniak | AEN

Por conta disso, fica atrás somente do Natal em relevância para as vendas. No ano passado, a Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE) apontou que o movimento no Dia das Mães cresceu 28,6% nos shopping centers de todo o Brasil, entre os dias 2 e 8 de maio, em comparação com o mesmo período de 2021.

Especialista em vendas, gestão empresarial e CEO da MR16, Marcelo Reis explica que a relevância da data se deve por ela englobar uma série de setores.

“A Páscoa, por exemplo, é mais voltada para chocolates e alimentação, o presente de Dia das Mães tem muito mais possibilidades. Os que têm mais condições financeiras, podem pensar em um carro ou uma viagem, e os outros, com menos fôlego na carteira, pode ser uma roupa, calçado, livro, perfume e tantos outros. Então, a data envolve o varejo de uma maneira geral”.

77% dos brasileiros pretendem presentear no Dia das Mães

Os consumidores estão prontos para comprar. No Rio de Janeiro, o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec-RJ) realizou um levantamento com mais de 800 cariocas, e 77,2% dos entrevistados pretendem presentear no Dia das Mães, com uma movimentação financeira estimada em R$714,3 milhões.

No Paraná, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP) mostrou que os consumidores londrinenses pretendem gastar, em média, R$ 190,78 com o presente do Dia das Mães.

Em São Paulo, o Sindicato do Comércio (Sindicomércio) espera um aumento de 7% nas vendas. Outro levantamento, feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostrou que 77% dos brasileiros pretendem adquirir um presente na data.

Reis comenta haver uma grande expectativa em relação à data, mas pede cautela: “Isso pode não refletir em um faturamento maior. Estamos em um momento econômico de desaceleração, então, o resultado pode ser positivo, mas não tão grande quanto o setor espera e precisa. O período pode ser útil para quem procura emprego, com vagas temporárias. Dia das Mães sempre é um bom cenário, as lojas precisam reforçar o time de vendas de forma à melhor atender a alta demanda de clientes”.

Especialista orienta consumidores e comerciantes para Dia das Mães

O especialista recomenda que os lojistas comecem a anunciar com antecedência as ofertas. “Se deixar para última hora, é capaz de encontrar consumidores já decididos em uma compra ou com presente na mão. Outra medida é criar grupos de mensagens, anunciando promoções, de modo a atingir o público cativo e, se necessário, ter conversas mais diretas”.

Aos consumidores, Reis avisa da importância do orçamento para não estourar o gasto e gerar dívidas: “Entender o quanto pode gastar e utilizar a internet para realizar pesquisas de preço, encontrando a melhor oferta”.

Além disso, o especialistas também recomenda evitar compras de última hora.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.