Foz do Iguaçu pode abrigar “Parque do Batalhão”

Um projeto do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ainda como governador em 1993, pode ser agora viabilizado com as novas tratativas da Prefeitura de Foz do Iguaçu com a Secretaria do Patrimônio da União. Trata-se da área que abriga o 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado entre as avenidas República Argentina, Juscelino Kubistchek, Paraná e Duque de Caxias.

Lerner projetou implantar na área de mais de 1,2 milhão de metros quadrados – maior parte ocupada por mata nativa – uma espécie de Central Park (Parque Batalhão) com uso de parte das instalações do exército para centros de estudos e pesquisas e museus. Os próprios do batalhão no local poderão também ser tombados como patrimônio histórico da cidades

“Está evoluindo a discussão para ocupação de alguma forma da área do exército para uma atividade que interessa à sociedade de Foz do Iguaçu e para o desenvolvimento sustentável”, disse o deputado Ricardo Barros, líder do Governo na Câmara dos Deputados.

“É mais uma ação que estamos desenvolvendo para favorecer a cidade Foz do Iguaçu, que é uma cidade referência para todo país o segundo maior polo de turismo do Brasi”, completou em entrevista à Rádio Cultura.

Centro Cívico

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Foz do Iguaçu

Barros marcou uma audiência do prefeito Chico Brasileiro com o secretário do Patrimônio da União, Mauro Benedito Santana Filho, que tratou desta, entre outras questões, de ceder outra área da União, de 133 mil metros quadrados na BR-27, próximo às avenidas Paraná e José Maria de Brito, para abrigar as novas sedes da prefeitura e da Câmara de Vereadores, entre outros órgãos. A meta é a transferência de 100% dos imóveis da União em Foz para o Município.

A transferência do 34º BIMec do centro de Foz do Iguaçu é um pleito histórico, que deve proteger a mata e nascente do Arroio Monjolo. “Articular a utilização dessa área de alguma forma que atenda também o interesse da cidade. Talvez também não seja toda essa área. Estamos começando a conversa, mas estamos conversando e quando eu pego uma tarefa você já sabe, né? É para resolver”, disse Barros.

A sede do 34º BIMec ocupa uma área de 118 hectares no centro da cidade, dois terços deles de mata nativa. O Exército também possui outra área na cidade, na BR 469, próximo ao rio Tamanduá, onde são feitos os treinamentos militares.

Informações da Prefeitura de Foz do Iguaçu

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.