Região Sul do Paraná registra neve e chuva congelada; veja vídeo

A tarde desta terça-feira (17) marcou a primeira ocorrência de neve no Paraná em 2022. O Simepar confirmou que o fenômeno observado na cidade de Palmas, na região Sul do Estado, teve uma mistura de neve com chuva congelada. Cenário parecido aconteceu em General Carneiro, onde a ocorrência de neve foi mínima e aconteceu junto ao outro fenômeno registrado na cidade vizinha.

O vídeo abaixo foi gravado durante a tarde em um posto de combustíveis de General Carneiro e foi analisado por meteorologistas do Simepar, que confirmaram pequena quantidade de neve.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para a ocorrência de neve em parte do Paraná, o que foi confirmado durante a tarde – o alerta se encerrou na manhã desta quarta-feira (18).

Também é grande a preocupação de agricultores com relação à ocorrência de geadas e do fenômeno mais agressivo, chamado de ‘geada negra’, que causa a queima das plantações de maneira irreversível e traz prejuízos milionários para a economia do Estado. Embora ainda não tenha sido registrada, o risco de que as plantações paranaenses sofram com esse tipo de fenômeno ainda não foi descartado.