No Dia de Combate Ă ViolĂȘncia Infantil, nesta quinta-feira (18), o Instituto Solange Massa anuncia o lançamento da campanha “NĂŁo Feche os Olhos, Denuncie”, com o objetivo de gerar conscientização e incentivar a denĂșncia de casos de violĂȘncia contra crianças.
A campanha conta com o apoio do Grupo Massa, buscando assim alcançar um grande nĂșmero de pessoas, divulgando os diferentes tipos de violĂȘncia infantil e as maneiras de identificar os sinais de abuso.
A violĂȘncia infantil serĂĄ a principal bandeira do Instituto Solange Massa em 2023, e o desafio central Ă© conscientizar as pessoas sobre a importĂąncia da denĂșncia, uma vez que mais da metade dos casos nĂŁo sĂŁo reportados.
Campanha contra violĂȘncia infantil
Ao longo de todo o ano, a campanha serĂĄ conduzida por meio de peças publicitĂĄrias, envolvimento ativo do elenco da Rede Massa e Massa FM, conteĂșdos com dicas de psicĂłlogos e mĂ©dicos sobre como identificar casos de agressĂŁo, violĂȘncia sexual e negligĂȘncia, material didĂĄtico para profissionais da educação e saĂșde, açÔes lĂșdicas com crianças, podcasts e parcerias com ĂłrgĂŁos de segurança.
Para dona Solange Massa, presidente do Instituto, a campanha é de extrema importùncia e conta também com o apoio da população.
âA violĂȘncia contra crianças Ă© um problema grave e urgente. Ă fundamental que toda a sociedade esteja consciente dos diferentes tipos de violĂȘncia infantil e saiba como identificar os sinais de abuso. Ă nossa responsabilidade coletiva proteger as crianças e garantir que elas cresçam em um ambiente seguro e saudĂĄvel. Juntos, podemos fazer a diferença e oferecer um futuro melhor para as nossas crianças.”
Dados sobre violĂȘncia infantil
O Hospital Pequeno PrĂncipe, de Curitiba, mostra que os dados registrados sĂŁo alarmantes, e revelam que a violĂȘncia sexual Ă© o tipo predominante, totalizando 375 casos. Ainda segundo informaçÔes do hospital, a maioria dos episĂłdios de maus-tratos ocorre dentro do ambiente familiar das crianças.
Em 2022, observou-se que 63% das crianças atendidas no hospital tinham atĂ© 6 anos e, entre as vĂtimas de violĂȘncia sexual, 69% estavam nessa faixa etĂĄria, sendo a maioria do sexo feminino (79%). Em mais de 90% dos casos, o agressor Ă© alguĂ©m do cĂrculo familiar da criança, sendo que em 80% das situaçÔes, o pai Ă© apontado como o principal suspeito.
A negligĂȘncia dos pais tambĂ©m entra como um fator determinante. O Hospital Pequeno PrĂncipe registrou 130 casos de violação aos direitos bĂĄsicos do pĂșblico infantojuvenil no ano passado. Em situaçÔes extremas, quando hĂĄ evidĂȘncia de risco de vida para a criança ou adolescente, o Ășltimo recurso Ă© o encaminhamento para abrigamento.
Por isso, Ă© de extrema importĂąncia fazer a denĂșncia, que pode ser feita anonimamente, sendo muitas vezes a Ășnica chance de salvar crianças e adolescentes. De qualquer lugar do Brasil, Ă© possĂvel ligar para o Disque 100 e relatar qualquer suspeita. A ligação Ă© gratuita.
Instituto Solange Massa
O Instituto Solange Massa reforça a atuação no ano de 2023 apoiando projetos do Grupo Massa e realizando projetos prĂłprios na ĂĄrea de governança, social e ambiental. Em 2023 o Instituto vai focar o trabalho nas ĂĄreas de saĂșde, inclusĂŁo e educação, tudo aliado Ă comunicação, que estĂĄ na veia do Grupo Massa.
Leia também: