Vestibular da UEL: primeira fase acontece neste domingo

Com a colaboração de Agência Estadual de Notícias

Neste domingo (5), 20.819 estudantes farão a prova da 1ª fase do Vestibular 2023 da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O exame será aplicado em 37 escolas e em universidades de Londrina, Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama.

Foto: UEL

Nesta etapa, os candidatos serão desafiados com 60 questões objetivas de Conhecimentos Gerais (Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática). Neste ano, a UEL oferta 3.100 vagas, 2.541 via vestibular e outras 559 por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

A prova será a partir das 14 horas e os candidatos terão até quatro horas para responder as questões. A responsável pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), professora Sandra Garcia, chama a atenção para o retorno do modelo do vestibular em duas fases. “Apesar de ser em formato de testes, a prova da 1ª fase também é temática e interpretativa, o que exigirá leitura atenta dos candidatos às questões antes de respondê-las e passar as respostas para o gabarito oficial”, afirma.

Candidatos aprovados no Sisu não precisam fazer o Vestibular da UEL

Ainda de acordo com Sandra, pela primeira vez a prova será aplicada após o resultado final do Sisu. A listagem foi divulgada na última terça (28) e as matrículas dos aprovados nesta chamada regular devem ser feitas entre 2 e 8 de março. “Candidatos aprovados no Sisu não precisam fazer as provas, uma vez que já estão classificados na própria UEL ou em outras instituições de ensino superior”, completa.

Vestibular da UEL 2023 acontece em cinco cidades

Neste ano, o vestibular 2023 também voltará a ser aplicado em outras cidades paranaenses: 17.169 candidatos deverão fazer as provas em Londrina e outros 2.590 em Curitiba, na Faculdade de Educação Superior do Paraná (Fesp) e na Unisantacruz. Outros 562 estão inscritos para fazer a prova em Cascavel, no Centro Estadual de Educação Pedro Boaretto. Em Umuarama, são 326 vestibulandos, que fazem a prova no Colégio Estadual Paulo Alberto Tomazinho. Em Guarapuava há 172 inscritos que farão a prova na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Em Londrina, os mais de 17 mil inscritos estarão distribuídos no câmpus da UEL, universidades e escolas públicas e particulares. Como ocorre todos os anos, 363 detentos devem participar, em sete presídios – PEL I, II e III; Casa de Custódia, Cadeia Feminina, Creslon e no Patronato. Ao todo 2,2 mil pessoas estarão trabalhando na aplicação da 1ª fase.

A recomendação é para que os candidatos leiam atentamente o Cartão de Informação e cheguem ao local de prova com uma hora de antecedência, portando documento pessoal original com foto. A UEL publica o resultado da 1ª fase, no próximo dia 20 de março, a partir das 17h, no site da Cops.

Segunda fase do Vestibular da UEL será em abril

Os candidatos aprovados seguem para a 2ª fase, nos dias 2, 3 e 4 de abril, quando haverá as provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação, no dia 2; prova discursiva de Conhecimentos Específicos, no dia 3; e prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais, no dia 4.

Acesso ao câmpus da Universidade Estadual de Londrina

Uma reunião na última terça-feira (28) definiu a segurança e o trabalho preventivo nas vias próximas aos locais de prova neste domingo, em Londrina, onde estará a maioria dos candidatos. Além do policiamento e acompanhamento nos 31 locais de provas, agentes da Companhia Municipal de Trânsito (CMTU), policiais militares e a Polícia Rodoviária Estadual vão trabalhar de forma ostensiva nas vias de acesso ao câmpus.

A partir das 12h o acesso ao câmpus será exclusivamente pela Avenida Castelo Branco, nas duas pistas. O retorno poderá ser feito pela Avenida Faria Lima. Agentes da CMTU e policiais militares estarão orientando o tráfego com o intuito de facilitar a chegada dos candidatos. No domingo, os principais acessos ao câmpus serão pelas entradas da Avenida Castelo Branco e nas proximidades do Ambulatório do Hospital Universitário (AHU). O portão do Jardim Colúmbia, próximo à Agência de Inovação Tecnológica (Aintec), também estará aberto.

Nas vias internas do câmpus caberá aos agentes de segurança da UEL fazerem a orientação do trânsito. Os servidores estarão posicionados em todas as entradas e acessos. O trabalho será reforçado com o acompanhamento de rondas volantes com motocicletas. O objetivo é orientar o tráfego interno antes do início da prova, evitando congestionamento e facilitando o acesso de veículos.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.