Cooperativas do Paraná realizam ação solidária em Maringá no Dia de Cooperar 2021

No primeiro sábado de julho é realizado, em todo o Brasil, o Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, em que cooperativas apresentam os resultados de ações solidárias desenvolvidas no decorrer de um ano em benefício de comunidades necessitadas.

No Paraná, dez cooperativas atuam de forma conjunta em uma ação marcada para o dia 3 de julho, em Maringá, que consiste na venda de hambúrgueres em dez lanchonetes participantes da campanha, com a renda revertida para cinco entidades da cidade.

Qualquer pessoa pode colaborar. Basta comprar um voucher (cupom) no valor de R$ 30 diretamente com as entidades beneficiadas: Lar Escola da Criança de Maringá, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Lins de Vasconcelos, Asilo São Vicente de Paulo de Maringá e Família Sopão. Cada voucher dá direito a um hambúrguer nas hamburguerias participantes. Também será possível adquirir vouchers eletrônicos para entrega via delivery. O período de distribuição dos hambúrgueres será de 3 a 10 de julho, devido à logística para entrega.

Participam desta ação 10 cooperativas paranaenses atuantes em diversos ramos do cooperativismo: Cocamar, CooperaCom, Pluricoop, Sicoob Metropolitano, Sicredi União PR/SP, Sinergi, Unicampo, Unicred, Unimed Maringá, Uniodonto Maringá. Todas participam do Dia C investindo recursos nessa campanha, que impacta na promoção de renda do terceiro setor, na economia local do ramo alimentício e promove para a população de Maringá a oportunidade de contribuir com a causa.

A expectativa é que cada entidade arrecade R$ 10 mil. As hamburguerias de Maringá em que poderão ser adquiridos os hambúrgueres desta campanha são: Thunder Burger, Super Burger, Barbiekill, Casa da Mãe Joana, Hands Bar Board Games, Gigio’s Pão de Alho Sanduicheria, O Conde Sandwich, Mr Hoppy (estas aceitam cupom físico e virtual), Tatoe’s Burger e Johnny Rockets (estas duas últimas só aceitam cupom físico).

“O Dia C é um dia de reflexão das cooperativas para com a realidade política e social em que estão inseridas. As cooperativas apresentam os resultados de suas contribuições solidárias em um dia, mas têm essa preocupação permanentemente, honrando seus estatutos sociais e a filosofia empresarial do cooperativismo. A CooperaCom, uma jovem cooperativa, também está imbuída desta convicção de fazermos o melhor para o Paraná e para o Brasil, aprendendo a cooperar com quem sabe. Por isso estamos solidários às manifestações das grandes cooperativas de Maringá pelo Dia C”, afirma Rubens Gennaro, presidente da CooperaCom, única cooperativa de Curitiba entre as participantes da ação.

Em 3 de julho, o Dia C também será celebrado por meio de um evento virtual para todas as cooperativas, realizado pela Ocepar, que representa e defende os interesses do cooperativismo paranaense. Será uma feira virtual batizada de Dia C – Expo PRCoop, com início às 13h30, contando com atrações culturais e artísticas.

Sobre o Dia C

Originado em Minas Gerais em 2009, o Projeto Dia de Cooperar (ou Dia C) tinha como proposta realizar ações filantrópicas por voluntários de cooperativas durante o dia em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado de julho. Com o passar dos anos, o Dia C se tornou nacional. Segundo dados do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), em 2020 quase 8 milhões de pessoas foram beneficiadas, com as cerca de 3 mil iniciativas e ações realizadas por mais de 2 mil cooperativas e seus cerca de 140 mil voluntários. Se considerarmos as ações focadas no combate ao coronavírus, bem como à redução dos efeitos da covid-19, o total realizado no ano passado passou de 2 mil. Ao todo, mais de 1.300 municípios brasileiros registraram a força do voluntariado cooperativista.