Bebê de 40 dias morre afogado com leite materno no Paraná

Uma criança de apenas 40 dias morreu na manhã desta quarta-feira (8) na cidade de Ponta Grossa, região dos Campos Gerais do Paraná. Conforme foi apurado pela equipe do Tribuna da Massa, o bebê teria se afogado com leite materno e não resistiu.

O caso foi registrado na Vila Romana, no bairro Chapada. Socorristas do Samu chegaram a ser acionados pela família, mas encontraram o bebezinho já em parada cardiorrespiratória. Apesar do esforço da equipe, a criança não reagiu às manobras de reanimação e a morte foi confirmada ainda no local.

Este foi o segundo caso de bebê afogado com leite materno somente no mês de junho na cidade de Ponta Grossa. Na última semana, uma criança de seis meses também perdeu a vida nas mesmas circunstâncias.

O que fazer quando bebê se afoga

A primeira providência recomendada pelas autoridades é acionar equipes de socorristas. Os pais ou responsáveis devem ligar para o 192 para acionar o Samu, ou 193 para entrar em contato com o Corpo de Bombeiros.

O segundo passo, enquanto aguarda a chegada da ambulância, é fazer a manobra de Heimlich. Os próprios atendentes dos serviços de socorros auxiliam os adultos a fazerem a manobra, que consiste em colocar o bebê sobre o braço com a cabeça mais baixa que o restante do corpo. A partir daí, dar pelo menos cinco palmadas nas costas da criança com a base das mãos.