Deputado Renato Freitas é retirado de avião e acusa Polícia Federal de racismo; entenda

O caso será investigado

O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) usou as redes sociais nesta quinta-feira (10) para publicar um vídeo em que aparece passando por uma abordagem momentos antes de uma viagem de avião.

RENATO-FREITAS-AVIÃO
Foto: Instagram

As imagens mostram o deputado caminhando até o lado de fora da aeronave, onde um agente da Polícia Federal afirma que ele foi escolhido de forma aleatória para passar por uma inspeção. No vídeo Renato aparece questionando o ato. Depois de passar pelo procedimento, Renato Freitas retorna para o avião. O vídeo foi gravado no dia 3 de maio, em uma viagem que o parlamentar fazia de Londrina para Foz do Iguaçu.

Renato Freitas questionou a abordagem

“Bando de racistas, ignorantes”. Ao retornar para o avião uma passageira pergunta se estava tudo certo com ele e o parlamentar responde: “Tudo certo? Sim, tirando o fato de ser humilhado. Todo mundo passa por isso? Quantas pessoas desse voo saíram no meio do voo escoltados pela Polícia Federal para ser revistado?” questionou Freitas durante o vídeo. “Toca o bonde, que o carregamento tá no outro avião”, ironizou.

A polícia Federal afirmou que irá investigar o caso e que o deputado se recusou a passar pelo procedimento de revista no aeroporto.

A equipe de Renato Freitas nega a versão de que o parlamentar se recusou a fazer a inspeção e que a segurança responsável teria deixado ele falando sozinho quando disse que chamaria a PF. A nota afirma ainda que “o deputado se dirigiu ao avião de forma natural e tranquila, uma vez que não havia nada de ilícito com ele e quem acabou se recusando em fazer a revista foi a segurança do aeroporto”.

A Polícia Federal informou por meio de nota que foi acionada para auxiliar um agente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na inspeção de um passageiro que teria se recusado a passar pela verificação e que estava indo direto até o avião.

De acordo com a PF todos os procedimentos foram realizados segundo as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e eventuais abusos ou falhas na condução do procedimento serão investigados.

Leia também:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.