Suco de laranja: conheça os benefícios dessa bebida refrescante

Sucos de frutas têm sido um aliado constante para uma vida saudável, e o suco de laranja se destaca como uma fonte poderosa de nutrientes essenciais. Especialistas ajudam a entender mais sobre os benefícios dessa bebida que vão muito além de refrescar os dias mais quentes.

suco-de-laranja-beneficios
Foto: Adobe Stock

A nutricionista Nassara Radige Jorge explica que o consumo regular de suco de laranja pode resultar em inúmeros benefícios para a saúde.

“Quando a pessoa tem hábito contínuo de consumir suco, ela tem imunidade mais alta, intestino mais regulado e consegue ter absorção de vitaminas e minerais que o suco proporciona”, lista.

A vitamina C, um dos nutrientes mais ‘famosos’ da laranja, desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde, como explica a pesquisadora Thais Borges Cesar, professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara.

“A vitamina C atua na síntese do colágeno, e a ausência do colágeno faz com que as células fiquem mais moles e que o sangue flua de maneira errônea. Então nós, como seres humanos, precisamos ter uma fonte de vitamina C diária na nossa alimentação”, garante.

Embora seja conhecido por esse nutriente, a laranja é muito mais do que a vitamina C, segundo a mestre em Nutrição Adriana Stravo.

“Ela também tem potássio, ácido fólico, que é fundamental para as gestantes, e magnésio, que é importante como relaxante muscular. A laranja tem outros benefícios que também pode ajudar o organismo”, detalha.

Suco de laranja engorda?

Para quem adora o suco de laranja e seus benefícios, mas está preocupado com a balança, um estudo liderado por Thais Borges pode tirar a culpa na hora de consumir essa bebida.

Um grupo de mulheres obesas foi dividido em duas turmas: com a mesma dieta leve, uma parte delas tomou dois copos de suco de laranja por dia, enquanto a outra parcela ficou sem a bebida. Os resultados foram surpreendentes.

“No final do experimento, todas as mulheres emagreceram, tanto do grupo que tomou suco de laranja como do grupo que não tomou”, revela.

“O que a gente provou nesse trabalho que o suco de laranja por si não engorda. As mulheres que tomaram o suco de laranja durante a dieta tiveram benefícios adicionais, segundo a pesquisadora. “O colesterol delas diminuiu mais do que o grupo de controle, o colesterol bom aumentou e a glicemia diminuiu”, pontua.

Para colher todos esses benefícios, é recomendado não coar o suco, pois as fibras presentes na fruta são fundamentais para o controle do índice glicêmico.

“Evitar a adição de açúcar ao suco é essencial, e quando consumido dentro de uma alimentação equilibrada, o suco de laranja não é responsável pelo ganho de peso”, acrescenta Stravo.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.