Cheia do Rio Guaíba será de grandes proporções, diz MetSul

Com a colaboração de Agência Brasil

A cheia do Rio Guaíba, em Porto Alegre, deve ser uma das maiores da história e os prejuízos que podem ser causados são incalculáveis. O alerta é da MetSul Meteorologia, que garante que o fenômeno é “iminente” e terá “grandes proporções”.

rio-guaiba-porto-alegre
Foto: Luciano Lanes/PMPA

Diante do cenário catastrófico, o prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo, determinou o fechamento das comportas do Cais Mauá.

A aferição realizada às 6h15 foi de 2,63 metros, onde a cota de alerta é de 2,5 metros e a cota de inundação é de 3 metros. Na região das Ilhas, consideravelmente mais baixa, a aferição mais recente foi de 2,18 metros às 6h30. No local, a cota de alerta é de 2 metros e a de inundação, 2,20 metros.

“A tendência é que o nível siga subindo rápida e acentuadamente. As águas dos rios contribuintes (Jacuí, Taquari, Caí, Gravataí e Sinos) tardam até 48 horas para alcançar o Delta do Jacuí, na área de Porto Alegre, mas choveu demais na parte final dessas bacias e a água começa a chegar”, alerta a MetSul.

A expectativa é que o momento mais crítico da cheia no Rio Guaíba aconteça neste fim de semana, que tem previsão de chuva extrema em praticamente todo o território gaúcho.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.