Paraná decreta emergência em saúde pública para a dengue

Com a colaboração de Agência Estadual de Notícias

Com a alta nos casos de dengue em praticamente todo o Paraná, o governo do estado decretou nesta quinta-feira (14) situação de emergência em saúde pública. A decisão foi tomada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e comunicada nesta tarde.

parana-emergencia-dengue
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O decreto 5.183/2024 terá vigência por 90 dias e tem como finalidade reforçar ações adotadas para o controle e combate à doença.

O documento determina o aumento das visitas domiciliares para busca e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, recomendações sobre a compra de larvicidas e a importância do cumprimento das determinações sanitárias estabelecidas pelo SUS, como o dever da população em facilitar o acesso às visitas dos agentes comunitários de saúde.

O decreto de emergência em saúde pública também permite mais agilidade no destino dos recursos do governo estadual e federal aos municípios, facilitando, por exemplo, o processo de aquisição de insumos e medicamentos.

“Essa é uma medida preventiva, de caráter excepcional. O Estado tem realizado um grande esforço para reduzir o número de casos da doença, tanto em aporte financeiro como em apoio especializado aos municípios. O decreto permite reforçar essas ações, somando mais forças no combate à dengue”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Situação da dengue no Paraná

Desde o início do período epidemiológico, em agosto do ano passado, o Paraná já soma 90.972 casos confirmados e 49 mortes por dengue, além de 222,5 mil notificações. Somente na última semana, foram mais de 17 mil novos casos.

Praticamente todas as cidades paranaenses já registraram notificações por dengue: 397 dos 399 municípios do estado. Deste, 366 já têm casos confirmados da doença, praticamente 92% do Estado.

A incidência de casos autóctones (transmitidos dentro do Estado) chegou a 697 casos por 100 mil habitantes. Vinte e seis municípios já decretaram situação de emergência no Paraná.

O Paraná é atualmente o 4º estado do País com a maior incidência de dengue, atrás do Espírito Santo, Minas Gerais e Distrito Federal, conforme dados do Informe nº 5 do Centro de Operação de Emergências (COE) do Ministério da Saúde.

Todos contra a Dengue neste sábado

Beto Preto também confirmou que Estado e municípios vão unir forças neste sábado (16) em mais um esforço com ações de limpeza e conscientização sobre a dengue.

“O combate à dengue acontece diariamente no Paraná, mas pedimos uma atenção especial para este sábado, quando teremos uma grande união em prol dessa luta. É um apelo a todos os cidadãos e cidadãs paranaenses para que continuem seguindo as medidas orientativas, principalmente para a remoção dos possíveis focos do mosquito em ambientes domiciliares”, disse.

Na última semana, a Sesa anunciou R$ 93 milhões em recursos para fortalecer o combate à dengue nos municípios. A verba deve ser usada para garantir compra de medicamentos, aquisição de tablets para os agentes de campo e incentivo a hospitais de referência.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.