Joe Biden vai a Ucrânia e anuncia ajuda de US$ 500 milhões

Com a colaboração de SBT News

Guerra entre Rússia e Ucrânia completa 1 ano nessa semana

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou a Kiev, capital da Ucrânia, nesta segunda-feira (20). A viagem surpresa é a primeira que Biden faz ao país desde a invasão russa e representa uma demonstração de apoio à Ucrânia. O encontro entre os líderes veio na semana em que o conflito completa 1 ano.

Foto: Reprodução/Instagram

Apoio à Ucrânia

Biden anunciou mais sanções econômicas contra a Rússia e a entrega de mais armamentos e munições à Ucrânia, além de um sistema de controle aéreo por radar. O presidente norte-americano ainda anunciou a doação de US$ 500 milhões para apoio aos ucranianos

Sirenes de alerta de ataque foram acionadas em Kiev, poucos minutos antes da chegada do presidente americano, mas não houve sinal de mísseis e ataques aéreos no território.

O presdidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu a visita de Biden e o apoio do país ao longo da guerra. “Isso é um sinal tão importante para nós e todos estamos orgulhosos disso. Muito obrigado por vir, senhor presidente, é um grande momento de apoio para Ucrânia”, declarou. 

Biden, por sua vez, afirmou que esta é a oitava viagem que fazà Ucrânia e disse que muito mudou no país após a invasão russa. “Mas também o povo ucraniano se intensificou de uma forma que poucas pessoas já fizeram em sua própria defesa e, aparentemente, também abraçou as noções de democracia. Não há mais discussões sobre se certas pessoas privilegiadas têm ou não o controle”, disse.

Com informações do SBT NEWS

Leia também:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.