Aluno de escola particular é alvo de racismo e denuncia nazismo

Com a colaboração de Sergio Junior/Rede Massa

Um aluno de uma escola particular de Curitiba acusa os colegas de sala de aula de racismo e de promoverem ameaças e falas nazistas. A vítima das ofensas tem 17 anos e vem sofrendo ataques de outros estudantes há vários meses, desde o início do ano letivo.

escola-particular-racismo-curitiba
Foto: Reprodução/Rede Massa

As agressões começaram com palavras fortes e ameaças de agressão até, finalmente, culminar nos atos racistas cometidos por alunos da escola particular. Foi aí que o rapaz levou a situação para os pais.

“Quando ele estava saindo do colégio vieram pra cima dele, fizeram uma rodinha e foram empurrando ele. Foram pra bater nele, mas o segurança foi lá, retirou meu filho e levou para dentro do colégio”, conta a mãe do jovem, que pediu para não ser identificada para preservar a identidade e a segurança do adolescente.

Racismo em escola particular deixa pais em alerta

Em grupos de WhatsApp, uma pessoa diz ao rapaz vítima de racismo: “ótima atitude, lugar de preto é na senzala e não perto do senhor de engenho”. No dia seguinte, desenharam uma suástica no caderno do jovem, símbolo que representa o nazismo da Alemanha das décadas de 1930 e 1940.

“Desde pequeno eu venho sofrendo isso, porém não conseguia falar com minha mãe e nem com psicólogos, isso vem dentro de mim tem anos. Mas agora chegou num ponto que excedeu todos os limites”, explica o adolescente sobre a denúncia feita contra os alunos da escola particular.

Para Igor Ogar, advogado da família, não se trata mais de uma brincadeira entre colegas de sala de aula, e sim um crime.

“Existe uma sociedade paralela que está voltando a apoiar as condições nazistas e isso tem que ser extirpado da sociedade. Iremos exigir, com apoio do Ministério Público, para que sejam penalizadas todas as pessoas envolvidas nesta situação”, garante o advogado.

Segundo caso de racismo e nazismo na semana

Para corroborar a tese do advogado sobre a escalada de apoiadores do nazismo e de ideais preconceituosos, há poucos dias outro rapaz foi agredido por um suposto neonazista.

O caso foi registrado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O jovem de 19 anos tinha um boton antinazista na mochila e foi abordado por um homem na rua.

Quando ele dá as costas, é atacado pelo bandido, que usava um soco inglês. A vítima sofreu lesões no rosto e na nuca durante o ataque covarde, e o caso está sob investigação da Polícia Civil.

Leia também:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.