Com Nicolas Maduro no Brasil, Lula defende América Latina unida

Com a colaboração de Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a união de países latino-americanos nesta segunda-feira (29). A declaração foi dada em entrevista coletiva ao lado do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que cumpre agenda no Brasil.

nicolas-maduro-no-brasil-lula
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“A América do Sul precisa trabalhar como bloco. Não dá pra imaginar que, sozinho, um país vai resolver os seus graves problemas que já perduram mais de 500 anos”, defendeu Lula.

“Se a gente estiver junto, nós temos 450 milhões de pessoas, a gente tem um PIB de quase US$ 4,5 trilhões. A gente tem força no processo de negociação e é por isso que esse momento [cúpula] é importante”, completou.

Líderes da América Latina se encontram no Brasil

Chefes de Estado de países da América do Sul se reúnem no Palácio Itamaraty, em Brasília, a partir desta terça-feira (30). Já estão confirmadas as presenças dos presidentes de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela.

“O principal objetivo desse encontro é retomar o diálogo com os países sul-americanos, que ficou muito truncado nos últimos anos, e é uma prioridade do governo Lula. Temos consciência que há diferença de visão e diferenças ideológicas entre os países, mas ele [Lula] quer reativar esse diálogo a partir de denominadores comuns com os países”, explicou a embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores (MRE), na última sexta-feira (26).

Existe a expectativa de que os presidentes debatam formas de ampliar a integração entre os países da América Latina, incluindo a criação ou reestruturação de um mecanismo de cooperação entre os países sul-americanos que possa reunir todas as nações.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.