Curitiba é vice-líder no ranking de atração de startups por 3 anos seguidos

A cidade de Curitiba tem sido amplamente reconhecida por seu potencial empreendedor, tecnológico e inovador. Diversos prêmios e rankings atestam sua excelência nesses campos: em 2021, por exemplo, a capital paranaense foi eleita pela segunda vez a cidade mais inteligente da América Latina no Prêmio Latam Smart City Awards.

curitiba-startups
Foto: Divulgação

Em 2022, a cidade conquistou o título de cidade mais inteligente do Brasil no Ranking Connected Smart Cities, que mapeia e analisa dados de municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, destacando os mais desenvolvidos e conectados do país.

Em 2023, Curitiba já reúne alguns feitos: pelo 5.º ano consecutivo, integra a lista das 21 comunidades mais inteligentes do mundo pelo Intelligent Community Forum (ICF) e sendo considerada a segunda melhor cidade do Brasil para startups de acordo com o relatório Startup Ecosystem Index Report 2023.

As iniciativas públicas e privadas têm resultado no surgimento e crescimento de diversas startups promissoras, tanto no cenário nacional quanto internacional.

Segundo dados do Sebrae Paraná, Curitiba contava com mais de 400 startups no ano passado. Ainda, a cidade é citada no relatório Startup Ecosystem Index Report 2023 como berço de unicórnios na Região Sul do país, reunindo startups avaliadas em US$ 1 bilhão. Dentre as empresas mais conhecidas que apostaram na cidade para iniciar seus negócios estão o Ebanx, MadeiraMadeira e Olist.

Veja startups que escolheram Curitiba para expandir

Lançado em 2018 no Espírito Santo (ES), o aplicativo V1 é uma plataforma de mobilidade urbana que possui como essência a tecnologia e inovação. Considerada uma das iniciativas mais exclusivas do ecossistema de inovação do Brasil, o V1 faz parte do Grupo Águia Branca, um dos maiores players do setor de transportes do país, com operações no Brasil e no Mercosul.

A plataforma atua em locação e gestão de frotas, translado de pessoas e mobilidade urbana por app. O V1 está presente em todo o Brasil com o serviço de assinatura de carros 100% digital. Especificamente no Paraná e Espírito Santo também possui o serviço de aluguel de carros on-line.

“Quando iniciamos nosso plano de expansão do negócio, Curitiba foi a primeira cidade em que estudamos atuar […] É uma cidade propulsora de novos negócios, que movimenta a economia e contribui para a geração de novos empregos. Inauguramos o V1 no fim de 2021 e conquistamos faturamento recorde em 2022, com R$ 100 milhões, montante 62% superior ao de 2021. Em relação à frota, houve um crescimento de 20% no mesmo período”,

explica o diretor de Negócios do V1, Leonardo Balestrassi.

A capital paranaense também atraiu uma empresa polonesa que escolheu o município para dar sequência ao seu processo de expansão pela América Latina. É o caso da Doctoralia, plataforma líder em agendamento de consultas e atuante em 13 países. A plataforma de saúde iniciou as vendas no Brasil em 2012, remotamente.

Ao perceber o potencial de expansão comercial no território, a empresa iniciou suas operações locais em maio de 2017. “A escolha por Curitiba se deu devido ao seu forte ecossistema de inovação, além de ser mundialmente reconhecida como uma smart city, além do incentivo do programa Tecnoparque, do qual já participamos há três anos, que é uma das iniciativas da prefeitura que estimula empresas a inovarem por meio da tecnologia. A Doctoralia contribui para a transformação digital da cidade e do país, empregando centenas de pessoas, melhorando e humanizando a experiência em saúde”, detalha o CEO da Doctoralia Brasil, Peru e Chile e Feegow Clinic, Cadu Lopes.

Veja também:

O Tecnoparque é um incentivo criado pela Prefeitura de Curitiba com o objetivo de reduzir a alíquota do Imposto sobre Serviços (ISS) de 5% para 2% para empresas que atendam às exigências legais e tenham seus Projetos de Pesquisa e Inovação (PPI) aprovados pelo Comitê de Fomento (COFOM) do programa.

Sob a gestão da Agência Curitiba de Desenvolvimento, o programa visa fomentar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica, instituições de ciência e tecnologia e difundir a cultura de conhecimento e inovação. O benefício impacta não somente as empresas amparadas, mas também a economia de toda a cidade, gerando inovação, empregos e tecnologia.

Atualmente, com sede em Curitiba, a empresa conta com 650 colaboradores distribuídos em 14 estados brasileiros. “O propósito da Doctoralia é diminuir o tempo da dor das pessoas e revolucionar o atendimento médico no mundo. A empresa conhece as necessidades do paciente 5.0 – aquele que usa a internet para tudo – e sabe que ninguém mais tem tempo a perder. Temos 21 milhões de usuários únicos por mês acessando a plataforma para encontrar médicos e outros serviços de saúde, agendar consultas sem burocracia, tirar dúvidas diretamente com especialistas e ter seu histórico de saúde na palma das mãos, de forma ágil, 100% segura e gratuita, 24 horas por dia”, finaliza Cadu.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.