Adoçante sem açúcar deve ser usado para redução de peso?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou uma nova diretriz sobre o uso de adoçante sem açúcar nesta segunda-feira (15). Segundo a organização, o produto não deve ser utilizado para controlar o peço corporal ou reduzir o risco de doenças não transmissíveis.

adoçante sem açúcar oms
Foto: Divulgação

Além disso, o uso frequente do produto pode aumentar riscos de diabetes 2, doenças cardiovasculares e a mortalidade de adultos. Entretanto, a recomendação da organização não é válida para pessoas que tenham diabetes pré-existentes.

“As pessoas precisam considerar outras maneiras de reduzir a ingestão de açúcares livres, como consumir alimentos com açúcares naturais, frutas, ou alimentos e bebidas sem açúcar”,

relata Francesco Branca, diretor de Nutrição e Segurança Alimentar da OMS.

A diretriz ainda informa que a recomendação inclui adoçantes sintéticos, naturais ou modificados, que não são classificados com açúcares encontrados em alimentos e bebidas industrializadas.

As diretrizes não se aplicam para produtos de higiene, cuidados pessoais, açúcares de baixa caloria ou álcool de açúcar (Polis), já que têm calorias e não são considerados adoçantes.

Veja também:

As medidas fazem parte do projeto da OMS para garantir que os países adotem políticas que favoreçam hábitos alimentares saudáveis que reduzam o risco de doenças crônicas.

Com supervisão de Valeska Macedo

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.