Sete sinais de que você precisa trocar seus óculos de grau

Aumento de grau é algo comum quando se tem miopia, astigmatismo, hipermetropia ou vista cansada. Mas o que muitas pessoas não sabem é qual a frequência ideal das consultas oftalmológicas para avaliar a saúde visual e uma possível mudança no grau. Alguns sinais podem indicar que está na hora de trocar seus óculos de grau.

Foto: Divulgação/Adobe Stock

Segundo a dra. Tatiana Nahas, oftalmologista geral e especialista em cirurgia plástica ocular, o grau dos erros refrativos costuma se estabilizar após os 18 anos.

“Assim, a partir do diagnóstico, o ideal é consultar o oftalmologista uma vez por ano para avaliar se houve mudança de grau ou desenvolvimento de outro erro refrativo. Há pessoas que podem ter miopia e astigmatismo ao mesmo tempo e um pode ser precedido pelo outro. Portanto, a consulta anual é imprescindível”, explica.

Na vida adulta, o check oftalmológico, especialmente após os 40 anos de idade, é fundamental para diagnosticar e tratar outras doenças oculares relacionadas ao envelhecimento.

“A maioria das pessoas com mais de 40 anos desenvolve a presbiopia, mais conhecida como vista cansada. É também nessa fase da vida que algumas doenças oculares costumam surgir, como a catarata, glaucoma e problemas na retina. Portanto, a consulta de rotina é a melhor maneira de prevenir e descobrir precocemente patologias que afetam a visão”, reforça Dra. Tatiana.

Sinais e sintomas do aumento de grau

O aumento do grau pode causar alguns sintomas, mas não é uma regra. Veja abaixo alguns indícios de que está na hora de trocar seus óculos de grau:

  • Dor de cabeça, especialmente no final do dia
  • Desconforto ocular
  • Visão embaçada mesmo com o uso do óculos ou das lentes de contato
  • Necessidade de apertar os olhos para enxergar
  • Cansaço visual
  • Visão dupla
  • Visão noturna prejudicada

Cuide dos seus óculos de grau

Curiosamente, há outros fatores que podem causar dificuldades para enxergar, sem qualquer relação com o aumento de grau. “A limpeza dos óculos, especialmente das lentes, é muito importante. A pessoa pode ter a percepção de que não está enxergando bem devido à sujeira acumulada nas lentes, por exemplo”, aponta Dra. Tatiana.

Outra situação são as avarias nas armações que podem entortar e alterar o eixo dos óculos. “A cada dois ou três meses é recomendado procurar a ótica para uma manutenção dos óculos. Em casa, a melhor maneira de limpá-los é lavar com água e sabão neutro e secar com um papel macio”, reforça a oftalmologista.

Não usar os óculos leva ao aumento do grau?

Isso é um mito! Mas há outras situações que podem causar o aumento do grau de um erro refrativo. A progressão da miopia é mais comum em crianças e tem um forte componente genético.

“Contudo, os hábitos atuais como passar menos tempo ao ar livre e mais tempo em frente às telas estão relacionados ao aumento dos casos de miopia na infância, bem como ao aumento do grau”, comenta Dra. Tatiana.

Em relação ao astigmatismo, o aumento frequente do grau pode estar relacionado ao desenvolvimento do ceratocone, uma condição que altera o formato da córnea e pode causar perda da visão. O principal indício é o aumento frequente do grau e dificuldade para enxergar mesmo com a correção.

Procure seu oftalmologista para trocar os óculos

O ano começou e é o momento perfeito para cuidar da sua saúde de forma preventiva. Por isso, aproveite para marcar sua consulta anual com seu oftalmologista e avaliar se é preciso trocar seus óculos de grau.

Mesmo que você não tenha nenhum erro refrativo, é sempre bom realizar os exames preventivos, especialmente após os 40 anos. Caso você tenha miopia, astigmatismo ou hipermetropia, a consulta é a melhor maneira de saber se seu grau aumentou ou até mesmo diminuiu, o que também pode ocorrer.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.