Helena Sofia desembarca em Curitiba com seu novo show

Sim! De volta ao Brasil, após uma residência artística na Itália e uma turnê por cidades no interior do Paraná, Helena Sofia traz finalmente seu show, “BRAVA!”, para Curitiba. As 10 canções inéditas do espetáculo foram compostas em sua residência em Palermo com o propósito de unir a diversidade cultural brasileira e siciliana para a produção de um material inspirado por suas raízes multiculturais – fruto da miscigenação de ambos povos.

Foto: Ana Paula Málaga

A escolha pelo início do projeto em cidades pequenas do Paraná, que não estão na rota de apresentações do Estado, foi um caminho por onde a cantora decidiu seguir, considerando a necessidade de expandir seu trabalho para além dos polos de efervescência. Agora, “BRAVA!” devora Curitiba nos dias 06 e 07 de agosto às 19h30, no Teatro do Sesi Portão .

O maior interesse da compositora, com esses shows, é impactar. Em consonância com o Centenário da Semana de Arte Moderna de 22, ecoam na obra o Manifesto Antropófago (escrito por Oswald de Andrade em 1928) e sua relação mediada com o Futurismo Italiano, e o Tropicalismo. Misturando programações, projeções visuais do movimento futurista e de obras de Tarsila do Amaral, Drum & Bass e MPB, o roteiro do espetáculo leva o espectador a um mergulho audiovisual, passando por canções leves, que contam histórias curiosas, assim como passagens mais melancólicas. “As projeções que acompanham as músicas foram pensadas não apenas para preencher o cenário, mas para mexer com o público, provocar. As referências futuristas e modernistas estão ali, nos vídeos e nas músicas, ao lado de grandes nomes do cinema italiano, de Carmen Miranda e dos Tropicalistas. Já foram 7 shows até aqui, e ninguém saiu ileso”, comenta Helena.

 No palco, estarão Gabriela Bruel na percussão e Vic Vilandez no baixo, além da própria Helena; nas direções, Érica Silva assina a parte musical enquanto Rodriane DL,  a artística. O projeto foi concebido principalmente por mulheres. “Sem querer, de forma bastante natural, na busca por pessoas que poderiam dialogar com minhas composições e me amparar nesse trabalho”.

“BRAVA! era a expressão que eu ouvia dos transeuntes quando tocava nas ruas de Palermo. Se diz “Brava!” àquela que é cheia de coragem, que não teme o perigo, corajosa, valente, que não se domesticou, selvagem. “Brava” é também a canção que eu dediquei à minha vó, uma mulher que usou terno em uma Curitiba tacanha do pós-guerra”.

O show conta com o apoio do Sesi-PR.

Saiba mais: www.helenasofia.com.br

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.