Exportação de petróleo do Brasil segue firme na primeira semana de 2021

As exportações brasileiras de petróleo registraram média de 387,3 mil toneladas por dia na primeira semana do ano, mais de 100% acima da média reportada para todo mês de janeiro do ano passado, apontaram dados divulgados pelo Ministério da Economia nesta segunda-feira.


Em janeiro de 2020, as vendas externas de petróleo do Brasil somaram média de 191,9 mil toneladas diárias.

O valor obtido pelo petróleo, no entanto, caiu para 284,5 dólares por tonelada na primeira semana de 2021, ante 404,6 dólares por tonelada em janeiro de 2020, segundo a pasta, em meio a impactos da pandemia sobre o mercado da commodity.

O avanço no volume das vendas ocorre após o Brasil ter reportado recorde nas exportações de petróleo no ano passado, diante de um avanço da produção no pré-sal brasileiro e da expansão de novas companhias estrangeiras no Brasil além da Petrobras.

As exportações brasileiras de petróleo no ano passado atingiram 70,6 milhões de toneladas, alta de 18,5% na comparação com 2019, com países como a China tirando proveito para adquirir grandes quantidades a preços mais baixos –em faturamento, os embarques caíram quase 19%, para 19,5 bilhões de dólares.

A Petrobras informou na semana passada ter registrado um recorde de produção de petróleo em 2020. A estatal bombeou 2,28 milhões de barris por dia (bpd) em petróleo, superando marca anterior de 2015.

(Por Marta Nogueira; Edição de Luciano Costa)

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa