Fila para ver caixão da rainha Elizabeth ll já chega a 8 km em Londres

A fila para visitar o caixão da rainha Elizabeth II no Westminster Hall, em Londres, já chega a 8 km. Segundo o Departamento de Digital, Cultura, Mídia e Esporte, que está liderando os arranjos, a fila começa no Southwark Park e segue pela Tower Bridge e London Bridge, e uma série de outras travessias. No total, estima-se que 750 mil pessoas compareçam ao local.

Apesar da longa linha de espera, o caixão de Elizabeth deve ser transferido do Palácio de Buckingham ao Westminster Hall apenas na tarde desta quarta-feira (14), por volta das 14h30. Ao lado da carruagem, estará uma procissão, liderada pelo rei Charles III e pela princesa Anne, além de outros integrantes da família real.

O horário de visitação deve ser liberado a partir das 17h, permanecendo por 24 horas até a manhã da próxima quarta-feira (19), quando ocorrerá o funeral de Estado. Para ver o caixão da monarca, os cidadãos receberão pulseiras coloridas e numeradas, garantindo o lugar na fila. Assim, será possível deixar a linha para comer ou ir ao banheiro.

A assessoria da primeira-ministra Liz Truss afirmou que qualquer decisão sobre o possível fechamento da fila depende de números. “Este é um período significativo de luto para o povo do Reino Unido. O que estamos fazendo é ser francos com o que esperamos ser um número significativo de pessoas. Então, serão longas filas correndo durante a noite durante dias sucessivos.”

Além de policiais e comissários, mais de 1 mil voluntários ajudarão na organização da fila. A orientação é que o público vista roupas quentes, uma vez que a temperatura pode atingir 7ºC durante a noite, e que levem suprimentos em bolsas pequenas. 

Informações SBT News