Trabalhadores portuários começam a ser vacinados no Paraná

O Paraná começou a vacinar os trabalhadores portuários e aeroportuários contra a covid-19 nesta sexta-feira (28). As doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz destinadas a estes grupos foram enviadas pelo Ministério da Saúde nesta semana. 

Foto: Américo Antonio/SESA

Antonina, Paranaguá e São José dos Pinhais foram os municípios contemplados com as doses. As duas cidades do Litoral possuem terminais da empresa pública Portos do Paraná e deverão imunizar todos os profissionais vinculados. Já o município da Região Metropolitana de Curitiba contemplará os trabalhadores aeroportuários.

Paranaguá

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, acompanhou o início da imunização destes profissionais no Centro de Vacinação de Paranaguá, localizado na antiga Estação Ferroviária. O município recebeu 8.412 doses, além do residual da reserva técnica, somando 9.250 vacinas. 

“Neste momento em que outras cepas começam a circular no mundo todo, os trabalhadores portuários têm que estar vacinados. Acompanhamos a largada da vacinação aqui em Paranaguá, e temos a expectativa de vacinar todos os profissionais desta área até domingo. O objetivo do Estado e a orientação do nosso governador Ratinho Junior é essa, descentralizar as doses rapidamente e fazer com que as vacinas cheguem até os paranaenses”, afirmou.

A ação em Paranaguá teve início às 11 horas desta sexta-feira (28) e deve permanecer até às 22 horas, dependendo da demanda. No sábado (29) e domingo (30), as equipes atenderão das 8 horas às 18 horas. 

Edmilson Viana Porto, 59 anos, chegou cedo ao local de vacinação em Paranaguá e foi o primeiro trabalhador portuário vacinado no Paraná. “Fico muito feliz em poder tomar a vacina e ser imunizado no meio desta pandemia. É um dia muito especial porque teremos um pouco mais de tranquilidade e poderemos continuar trabalhando”, disse.

Antonina

Para o município de Antonina, foram enviadas 490 doses, já somando a reserva técnica para atendimento aos profissionais portuários. A imunização dos profissionais está sendo realizada no estacionamento da Casa de Cultura, ao lado do Teatro Municipal, desde às 15 horas desta sexta-feira (28), com expectativa de atendimento até a meia-noite para finalização de todo o grupo.

Caso falte algum profissional, a imunização será retomada na segunda-feira (31) a partir das 8 horas.

São José dos Pinhais

A cidade da Região Metropolitana de Curitiba receberá 850 doses, somando a reserva técnica para atendimento aos profissionais aeroportuários. O envio destas vacinas ao município será realizado na próxima segunda-feira (31) e a aplicação dos imunizantes está sendo definida pela equipe municipal. 

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.