Avenida de Curitiba pode ser fechada para carros; entenda

Com a colaboração de Câmara Municipal de Curitiba

Projeto de lei na Câmara quer transformar Avenida Cândido de Abreu na ‘Avenida Paulista de Curitiba’ aos domingos

Uma sugestão da Câmara de Vereadores enviada à Prefeitura propõe que a Avenida Cândido de Abreu, no centro de Curitiba seja fechada para carros aos domingos. De autoria do vereador Professor Euler (MDB), a proposta se espelha no movimento adotado na Avenida Paulista, em São Paulo, onde a prática já existe há anos.

avenida-curitiba-fechada-para-carros
Foto: Arquivo/SMCS

“A avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico de Curitiba, tem todas as características necessárias para a implantação de um projeto-piloto de lazer, assim como se faz em São Paulo, na avenida Paulista. Uma cidade que tem seus espaços ocupados é uma cidade menos violenta”, justifica o autor da sugestão.

A proposta inicial é de que o bloqueio de carros na avenida aconteça no trecho entre a rua Lysimaco Ferreira da Costa e a Praça Rio Iguaçu.

A sugestão do Professor Euler já foi debatida em plenário quando o vereador encaminhou a proposta ao Executivo. O debate foi, principalmente, a respeito de descentralizar as opções de lazer. Parlamentares defenderam que vias distantes do centro da cidade deveriam ser destinadas a esse fim.

Professor Euler concordou com a necessidade de descentralização, mas ponderou que a realização de um projeto-piloto na avenida Cândido de Abreu, para testar o formato, ajudaria posteriormente na implantação nos bairros.

“O que o Euler falou para a Cândido de Abreu vale para diversas ruas nos bairros de Curitiba. As políticas de lazer ainda são poucas para o tamanho da cidade, a prefeitura tem que ir aonde as pessoas estão”, reforçou Angelo Vanhoni (PT).

Projeto já propõe fechar vias para a população

Já há projeto de lei semelhante pronto para ser votado em plenário. Marcos Vieira (PDT) protocolou na Câmara o projeto ‘Rua para Todos’, com teor semelhante que prevê o fechamento de vias públicas para realização de eventos de lazer para a população.

“O programa visa autorizar que algumas ruas, conforme demanda dos moradores da região, fiquem disponíveis para a população durante os domingos e feriados, por um período de tempo, para a prática de atividades culturais, esportivas e recreativas”, diz o texto do projeto.

Essa proposta já passou pelas comissões internas da Câmara e está apta a ser votada em plenário, mas ainda não foi inserida na ordem do dia (lista de projetos que serão apreciados pelos vereadores).

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.