Paraguai tem feriado nesta quarta-feira para realização do Censo 2022

Quem estiver se preparando para ir ao Paraguai nesta quarta-feira (9). vai precisar mudar os planos, pois será feriado nacional no país vizinho. A medida obedece a Lei nº 6.987, sancionada pelo presidente Mário Abdo Benítez, e tem o objetivo de facilitar o trabalho e captação de informações para o Censo 2022.

Foto: Reprodução/Portal da Cidade

Lojas de Ciudad del Este, segunda maior cidade paraguaia e a mais importante economicamente para o país, estarão fechadas nesta quarta, bem como o transporte público local não funcionará.

No entanto, a Ponte da Amizade não será fechada, e o transporte e acesso do Brasil ao Paraguai estará permitido, embora não será possível encontrar estabelecimentos abertos, inclusive no microcentro de CDE. Apenas atendimento médico e de segurança pública estarão funcionando nesta quarta-feira.

Cidadãos paraguaios e estrangeiros não poderão sair de casa entre as 5h e 18h desta quarta-feira, para colaborarem com o levantamento dos dados. Também fica proibida na data, a realização de espetáculos e reuniões públicas, mesmo em locais abertos ou fechados. Eventos esportivos também são proibidos, bem como atividades em universidades e escolas, apresentações teatrais e cinematográficas. Do mesmo modo, no horário não poderão funcionar restaurantes, bares, supermercados e padarias.

Segundo informações do ABC Color, foram mobilizados aproximadamente 210 mil recenseadores para realizar as entrevistas. Entre os selecionados, muitos são estudantes universitários que se inscreverem de forma voluntária.

A coleta de informações deverá levar cerca de 40 minutos por domicílio, em um total de 60 perguntas. O questionário aos moradores das residências paraguaias será feito em fichas físicas e a transmissão de modo digital, em planilhas eletrônicas.

As perguntas serão relacionadas a sexo, idade, documentação, estado civil, escolaridade, moradia, emprego e outros pontos sociais. Mesmo quem já recebeu alguma visita anterior deve aguardar a passagem do agente censitário para completar a pesquisa.  Quem se negar a fornecer as informações será multado.

O último Censo Nacional no Paraguai foi feito em 2010. A estimativa atual é que o Paraguai tenha 7,5 milhões de habitantes, distribuídos por 1,9 milhão de residências. Assunção e região metropolitana concentram cerca de um terço da população. O departamento (estado) de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, é a segunda zona mais povoada do país.

Informações Portal da Cidade e ABC Color.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.