Hospital de Curitiba abre inscrições para debater cuidados paliativos

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba, vai promover o II Simpósio de Cuidados Paliativos Adulto e Pediátrico, nos dias 26 e 27 de abril. A ação acontece na sede da Associação Médica do Paraná (AMP), e as inscrições podem ser feitas no site oficial do evento.

cuidados-paliativos-curitiba
Foto: Divulgação

Sob o tema “Estendendo o Manto”, o evento pretende aprofundar as discussões sobre atualizações e inovações científicas na área, com a participação de renomados especialistas de diferentes estados brasileiros.

Voltado para profissionais e estudantes da área de saúde, o Simpósio está com inscrições abertas no site. As vagas são limitadas. O evento pretende proporcionar uma imersão, que unirá conhecimento técnico e sensibilidade, conforme ressalta um dos organizadores, o médico paliativista Jonathan de Souza, coordenador do serviço no Hospital Mackenzie.

“A palavra paliativo vem do verbo em latim palliare, que significa abrigar, proteger e amparar. Desse verbo se originou o termo pallium, um manto que os guerreiros usavam para proteção contra o sol, chuva, vento e frio. Estender o manto significa continuar a propagar os cuidados paliativos, para acolher e amparar todos aqueles que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade da vida”,

explica Jonathan.

Também serão abordados assuntos como a transformação interior e exterior através da estética paliativa; avanços no manejo da dor neuropática; prognóstico versus expectativa familiar na pediatria; dilemas jurídicos em cuidados paliativos; estratégias de comunicação de notícias difíceis da criança ao idoso, entre outros.

Veja também:

Serviço:

II Simpósio de Cuidados Paliativos Adulto e Pediátrico – Estendendo o Manto:

  • Data: 26 e 27 de abril;
  • Inscrições: site oficial do evento.
  • Local: Associação Médica do Paraná -Rua Cândido Xavier, 575, Água Verde.
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.