Comunicação no casamento: o óbvio precisa ser dito

Que a comunicação é a chave para um casamento feliz não é novidade. Você já deve ter lido e ouvido especialistas ressaltarem a importância do diálogo aberto na vida a dois. O grande dilema é aplicar esse conhecimento na vida real, no dia a dia do seu casamento. Entendam: falar é uma coisa, se fazer entender é outra.

Foto: Divulgação/Adobe Stock

Para que a comunicação flua, o primeiro passo é aceitar que homens e mulheres pensam de maneiras completamente diferentes. Vamos imaginar como uma mulher ensinaria um determinado endereço: “você vai até a rua da padaria, vira na casa amarela, segue até o muro branco, vai ter uma parada de ônibus e é três casas para frente”. O homem: “Rua das flores, número 44”. Exageros à parte, o padrão é esse. Não podemos negar.

Outro ponto a entender é que as informações são processadas na cabeça do homem e da mulher de forma bem específica. Vamos imaginar o momento que um casal descobre a gravidez. A mulher quer contar para todo mundo, já quer escolher o nome, fica ansiosa para saber o sexo, se questiona com quem o bebê vai se parecer, pensa na decoração do quarto, enxoval, quem vão ser os padrinhos, etc… O homem, por sua vez, se preocupa se vai dar conta de suprir os gastos e se o porta-mala do carro tem o tamanho ideal para levar o carrinho, só! Mais uma vez: exageros à parte, o padrão é esse.

Nesse contexto, é utopia achar que a comunicação com “meias palavras”, indiretas, ironias ou deduções será uma comunicação eficaz. Está descontente? FALE! Te incomodou? RECLAME (com amor, óbvio)! Quer ajuda? PEÇA! Está na dúvida? PERGUNTE! Atendo diariamente casais com a queixa: “ela já deveria saber que eu não gosto de…” ou ainda, “ele deveria entender que eu precisava…”.

Não meus amigos, nenhum dos dois “deveria” nada… o que “deveria” de fato acontecer é OS DOIS investirem em uma comunicação CLARA. O óbvio precisa ser dito com amor, paciência e empatia.

O segundo conselho a quem quer estreitar a comunicação no casamento é bastante simples: CONVERSEM. “Uai Elaine, parece redundante e óbvio, não”? Não! A arte da comunicação exige treino. Se vocês não compartilham medos, alegrias e inseguranças, acabam por não se conhecerem o suficiente para entender a dinâmica do outro. Portanto, quanto mais conversarem, mais terão assuntos; quanto mais assuntos, mais conexão; quanto mais conexão mais o casamento ficará leve e duradouro.

Difícil? Talvez! O game chamado casamento não é para amadores!

Sobre a autora

Elaine Damasceno (@elaine_damascenoo) é terapeuta de casais e idealizadora da Comunidade Vida de Casada, um espaço de acolhimento a mulheres que buscam evolução como esposas. Psicanalista formada pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica (IBPC); certificada em Coach com formação em Professional e Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); especialista em Inteligência Emocional com ênfase em Família (IBC); especialista em Análise Comportamental (IBC); Graduada em Comunicação Social – Jornalismo – Unopar. Casada com Bruno Santos, mãe de 3 (Nicolle, Luiza e Theo).

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.