2º Sapiens Immobilis (SIMM): veja os melhores momentos

Estive no Expo Dom Pedro, em Campinas (SP) para o 2º Sapiens Immobilis (SIMM), que ocorreu nos dias 22 e 23 de março. O evento, organizado pela Datastore, ganhou consistência e robustez e agora faz parte da agenda obrigatória para quem constrói a indústria imobiliária do futuro.

simm-edvaldo-correa-negocios-imoveis
Painelistas Tecnologia e Imóveis - Guilherme Annes, Gleybiony Camargo, Fernando Godoy e Edvaldo Corrêa | Divulgação/Datastore

Nesta segunda edição, o SIMM reuniu mais de 30 especialistas nacionais e internacionais em palestras e painéis temáticos. E contou com 320  participantes de todo o Brasil, em um ambiente descontraído, humano, inovador, de grandes aprendizados, experiências e conexões. Tive a honra de moderar o painel de Tecnologia e Imóveis

Melhores momentos do SIMM:

Demanda imobiliária em 2023

Marcus Araujo, CEO e fundador da Datastore, apresentou uma pesquisa com análises sobre a demanda imobiliária para negócios no novo cenário de 2023.

O estudo é baseado no primeiro trimestre deste ano e apontou que 14,4 milhões de famílias têm intenção de comprar imóveis nos próximos 24 meses, ou seja, 28,24 %. Outros pontos interessantes citados foram a idade média do comprador que é de 44 anos e o apetite dos investidores (42 % do total de interessados em comprar), sendo que 70% destes estão dispostos a ganharem com aluguel para locação.

Os participantes do evento receberam esta pesquisa completa e exclusiva, incluindo informações sobre o uso de redes sociais e tempo conectado a internet pelos potenciais compradores.

Imóveis com assinatura de Cauã Reymond

O renomado ator, produtor e modelo Cauã Reymond agora investe em negócios imobiliários.

Juntamente com Marcus Araújo, executivos das incorporadoras Mota Machado e Alia, além de Luciano Ribeiro (seu empresário), Cauã apresentou o conceito  de moradia baseado no seu lifestyle: o Biosphere by Cauã Reymond.

A proposta é espalhar esta ideia de condomínios em todo o Brasil, iniciando por Fortaleza.

Gestão da emoção nos lares brasileiros

augusto-cury-simm
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Em sua palestra magna, o renomado psiquiatra Augusto Cury, fez os participantes refletirem sobre os porquês de estarmos adoecendo, como devemos enfrentar esta realidade, destacando a importância da família e do lar.

Também ocorreu um painel com executivos de incorporadoras que estão adotando o Programa de Gestão da Emoção, com assinatura do psiquiatra em seus empreendimentos, como a Baptista Leal, a Nobilitá Empreendimentos, a H Empreendimentos e a FGR Incorporações.

Os painelistas apresentaram os benefícios percebidos pelas marcas, seja na velocidade de vendas de seus produtos imobiliários ou até mesmo o impacto na vida dos clientes que adquirirem as unidades residenciais.

augusto-cury-simm
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Foi comemorado no evento o alcance do primeiro lugar no ranking da Veja e do PublishNews, veículos tradicionais que coletam as informações de vendas do mercado editorial.

Eles indicaram o lançamento do livro “Mentes Saudáveis, Lares Felizes”, como o título mais procurado nas livrarias do país. Os dois projetos são realizados em coautoria com Marcus Araújo.

Projetos humanizados

simm-projetos-humanizados-imoveis
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

No painel Projetos Imobiliários Humanizados representantes da Nordem, Moita Arquitetura, Prosper e DEF discutiram o tema, trazendo casos práticos e dicas.

Destaque para o conceito VGV – Valor Geral de Vida explorado pelo arquiteto Roberto Moita e os impactos na geração de valor nos negócios imobiliários.

Mulheres protagonistas

  • simm-mulheres-protagonistas
  • mulheres-protagonistas-negocios-imobiliarios
  • simm-mulheres-protagonistas-imobiliaria

Adriana Vargas Hernandez, especialista no desenvolvimento imobiliário em Miami, com mais de 2 bilhões de dólares em vendas imobiliárias, compartilhou detalhes de sua rica  história de vida, incluindo a paixão pelos filhos e o trabalho desenvolvido junto a ONGs (com destaque para a Women of Tomorrow Foundation). Também ressaltou as competências necessárias para abordar clientes de alto padrão e construir parcerias internacionais.

Do outro lado do Atlântico, a portuguesa Ana Gomes, CEO da RE/MAX Forever, que já performou mais de 600 milhões de euros em negócios imobiliários, trouxe as oportunidades de investir no país ibérico e explorou a questão da confiança para uma maior solidez e capacidade de entrega no trabalho e a consciência humana.

Apoio às conquistas, incentivo às mulheres e encorajamento foram alguns pilares de sua apresentação. Junto com Marcus Araujo organizará a segunda edição do SIMM Portugal já programada para o final de 2023.

Women Talk Show – Em um evento cujo percentual de participantes mulheres chegou a 60%, outro ponto alto foi o painel com executivas do setor, no qual foram compartilhadas experiências de vida pelas lideranças femininas e o que é preciso para alcançar resultados incríveis.

Executivas da FGR, Lauschner, H Empreendimentos e Ivone Zeger Advogados contaram suas jornadas e como fizeram para chegar ao sucesso, compartilhando boas práticas.

ESG na prática

simm-esg-negocios-imobiliarios
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Em uma linguagem prática e objetiva Daniel Rosenthal conduziu o painel com representantes do Governo (São Paulo), academia (Makenzie) e iniciativa privada (Bauler), onde foram apresentados uma fotografia do quadro atual sobre o tema e os principais desafios, para implantação nas empresas.

Tecnologia e imóveis

simm-edvaldo-correa-negocios-imoveis
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Eu moderei este painel, que contou com a participação de Fernando Godoy (Upland), Gleybione Camargo (Imobmeet); e Guilherme Annes (Domum). Exemplificamos sobre como a tecnologia facilita a vida das pessoas.

Exploramos tendências que estão transformando o mercado imobiliário, como destaque para a automação, a inteligência artificial, a tokenização, o metaverso e os plantões digitais. Cada vez mais as empresas do setor têm buscado soluções tecnológicas para otimizar processos, reduzir custos e oferecer uma melhor experiência para seus clientes.

Quanto ao metaverso, são inúmeras as experiências possíveis. A criação de ambientes virtuais em 3D, por exemplo, onde as pessoas podem se encontrar e interagir como se estivessem no mundo real tem sido explorada no mercado imobiliário para a criação de tour virtuais de imóveis e para a simulação de ambientes decorados.

Lançamentos imobiliários são realizados no metaverso e mesmo terrenos já foram vendidos por lá.

Quanto aos plantões digitais, eles  permitem que os clientes realizem visitas virtuais aos imóveis e que os corretores façam negociações online. Isso reduz a necessidade de deslocamento e contato físico, tornando o processo mais seguro e prático para todos.

Além disso, os plantões digitais também permitem que as empresas ampliem sua atuação para além das fronteiras geográficas.

Na área de automação existem boas práticas, mas, há muito para explorar. Temos tecnologia de ponta para oferecer nesta área. Basta que as incorporadoras ampliem seus olhares e queiram de fato agregar valor aos clientes.

Os custos de implantação tem pouco impacto no custo total da obra, mas, precisam ser pensados desde a concepção do empreendimento. 

Escutatória

escutatoria-simm
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

O franco-brasileiro Thomas Brieu, diretor da DO IT, compartilhou técnicas nas áreas da escutatória e comunicação produtiva nas relações entre profissionais do mundo imobiliário. Escutar e compreender o outro diminuem as diferenças.

Alta performance em vendas

Mediados por José Azevedo Filho (Ello), executivos da Vitacon, MRV, Sensia, Escodelar e Perplan compartilharam suas estratégias e táticas de vendas , focando em como alcançar volume, impacto e alta velocidade.

alta-performance-venda-imoveis
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Corretores Top Producers como Diego Wantowsky (SC), Graziella Labate (SP) e Paulo Mais Negócios (Campinas-SP) compartilharam rotinas, segredos e experiências que os ajudam a estarem sempre no pódio.

O SIMM deixou saudades, mas, a terceira edição do evento já tem data para ocorrer. Será nos dias 13 e 14 de março do ano que vem. Pré-inscrições para o SIMM 2024 podem ser feitas por este link.

Sobre o autor

Edvaldo Corrêa (@edvaldocorrea) é tecnólogo em Construção Civil, Corretor de Imóveis, Licenciado em Educação Profissional e Pós-graduado em Gestão de Instituições de Ensino Técnico. Tem mais de 30 anos de experiência em empresas de educação, consultoria e construção civil. Trabalhou em empresas como Senai, Sebrae, Pini, Pioneira da Costa, Grupo Noster e TecVerde, em cargos técnicos e executivos. Hoje atua como Advisor, Consultor e Palestrante em temas voltados a Gestão e Inovação para empresas de toda a cadeia produtiva da construção.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.