Quem pode ajudar meu corpo a mudar?

Por Fabiano Tavares

Foto: Reprodução/Adobe Stock

Dia 01 de setembro é o Dia do Profissional de Educação Física. Essa data foi escolhida por ser a mesma em que a profissão passou a ser regulamentada, em 1998, quando foram criados os conselhos Federal e estaduais da Educação Física.

É importante frisar essa data e o que ela representa. Nos dias de hoje com tanta informação disponível, rede social, influencers e coisas do tipo, é cada vez mais comum termos pessoas adotando comportamentos de conselheiros, coaches e motivadores. Porém, devemos sempre lembrar que atividade física está relacionada à sua saúde, e com saúde não se brinca.

As únicas pessoas que podem orientar sobre atividade física e treinamento são os profissionais de educação física devidamente registrados nos conselhos. Qualquer tipo de atividade é elaborada dentro da necessidade do solicitante, respeitando sua saúde, limitação, tempo disponível, patologias quando existentes e coisas do tipo. Qualquer tipo de atividade só pode ser passada mediante uma avaliação prévia ou, no mínimo, após colher as informações de quem vai iniciar.

Veja também: Adianta ir treinar e depois comer coxinha? Pior que adianta

E por que tudo isso é tão importante assim? Porque qualquer tipo de protocolo a ser elaborado deve levar em consideração todas as suas características individuais. Cada pessoa é uma pessoa. Algo muito perigoso que se vê atualmente é alguém copiar um método ou tipo de treino que viu alguém fazer. Não é bem por aí! Você precisa ter algo para você, seu objetivo, seu momento, respeitando sua saúde e genética. Lhe desafiando também, lógico! Mas sempre dentro de um cronograma que irá, além de tudo, respeitar sua integridade.

Não brinque com a sua saúde e nem entregue o cuidado sobre o seu corpo na mão de qualquer pessoa.

*Procure sempre um profissional de Educação física devidamente credenciado para lhe orientar.

Sobre o autor

Fabiano Tavares (@ofabianotavares) é bacharel em Educação Física e pós-graduado em Psicologia. Gestor de pessoas há mais de 12 anos, é praticante e entusiasta da musculação para todos os tipos de pessoas.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.