Seu cliente está ficando experiente

O envelhecimento da população é uma realidade incontestável no mundo e não é diferente no Brasil. Muito se deve ao avanço da tecnologia e da medicina.

cliente-experiente-terceira-idade
Foto: Divulgação

Hoje existe uma busca maior por um estilo de vida mais saudável, as pessoas estão vivendo mais e, consequentemente, a faixa etária acima de 60 anos está crescendo rapidamente e uma série de desafios e oportunidades para as empresas, especialmente no campo do marketing para este novo cenário.

Quero provocar a todos que leem esta coluna da importância de as empresas se adaptarem a esse novo cenário, direcionando seus esforços de marketing para atender aos novos clientes de 60+.

Compreendendo os novos consumidores

É necessário compreender que estes novos consumidores são economicamente ativos e, na sua maioria, com bom poder aquisitivo, e fica a provocação para pesquisarmos e entendermos quais são as suas necessidades e desejos. Este público, por exemplo, não está preocupado em comprar fralda (com algumas exceções, claro…).

“Os idosos de hoje estão no mercado de trabalho, consomem e são formadores de opinião”, afirma Layla Vallias, cofundadora da Hype60+, uma consultoria de marketing especializada no “consumidor sênior” como o mercado chama.

Este consumidor sênior já passou por centenas de experiências de compra ao longo da sua vida, positivas e negativas, ele sabe o que quer e o que deseja, seu poder de decisão é muito maior e normalmente totalmente independente.

De acordo com uma pesquisa do portal VC S/A no Brasil, passamos de 7,1 milhões de pessoas acima dos 60 anos em 1990 para 30 milhões hoje – ou 15% da nossa nação. Em 2030, serão 40 milhões; o equivalente a 18% da futura população.

Isso significa que o país terá a quinta maior quantidade de idosos no mundo em menos de 10 anos e as empresas precisam já começar a olhar e atuar com este mercado, ou vocês acham que o Tik Tok é para sempre diante destes números?

Canais de comunicação terão que se adaptar

Primeira estratégia que precisará de atenção são os canais de comunicação. Embora o marketing digital esteja em evidência, deixo o alerta de não só não deixar de olhar os canais tradicionais como não deixar de estar presente, é necessário manter em sua estratégia em revistas, jornais, televisão e rádio.

Na presença online será necessário olhar para este público, facilitando o acesso e deixando o atendimento mais otimizado e acessível para todas as idades. A presença em redes sociais permanece importante e essencial já que muitos destes 60+ estão lá, só não esqueça que o consumo de conteúdo deles é diferente dos 40-.

Novos produtos e serviços

Se você tem um público ativo e com poder financeiro, exigente e que está em uma fase mais madura da vida, você tem a obrigação de pensar em atender esse público ou perderá mercado muito rapidamente.

Este público busca produtos e serviços mais personalizados, atendimento exclusivo, rápido, e que suas dores sejam resolvidas muito rapidamente. As empresas de tecnologia já devem começar a criar interfaces mais amigáveis e com recursos para saúde e bem-estar.

Comunicação

Dancinha do TikTok vende para este público? Como já dizia Chacrinha, quem não se comunica se trumbica, e se você não sabe quem é Chacrinha e quer vender para este público, está na hora de pesquisar, entender e compreender para poder se comunicar com eles.

Lembre-se que este público é mais exigente, então evite jargões e termos técnicos demais, seja direto e claro, sem rodeios. Evite termos negativos e relacionados a idade – se você citar idade, este público não irá comprar de você.

Utilize imagens e representações visuais que reflitam a realidade deste público e muito cuidado com as dancinhas do Tik Tok.

A sociedade e o mundo estão para viver momentos distintos, com o envelhecimento da população e uma evolução absurda da tecnologia com as inteligências artificiais.

Adaptar-se a este novo cenário será um grande desafio para as empresas e o primeiro passo é reconhecer a importância desse grupo de consumidores sêniores e desenvolver estratégias que sejam inclusivas, personalizadas e alinhadas às suas necessidades e aspirações.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.