Seja um lobo de Wall Street

Existem centenas de filmes que todo empreendedor e profissional de marketing deveria assistir e um deles o é O Lobo de Wall Street. Um clássico americano, é um filme de drama biográfico lançado em 2013, dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio.

lobo-wall-street-marketing
Foto: Divulgação

O filme é baseado na história real de Jordan Belfort, um corretor da bolsa de valores que se envolveu em atividades fraudulentas e ilegais nos anos 90. Se você ainda não assistiu, ele está disponível na internet com fácil acesso.

Quero compartilhar com vocês insights de marketing que você encontra neste filme e que se observado você aprenderá aplicar em seu negócio.

Num dos momentos épicos do filme, Jordan Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio, está recomeçando em uma pequena corretora do interior. Na primeira ligação, ele bate todas as metas possíveis usando da persuasão, sendo empolgante com o seu cliente, animado e oferecendo exclusividade: “é só para você”, o cliente naquele momento era único.

A comunicação da nossa empresa também tem que ser empolgante, persuasiva e que nosso consumidor, ao ser impactado por ela, se sinta único.

Só que não foram apenas os elementos de persuasão e empolgação que tornaram aquela ligação um sucesso. Belfort tem como uma das suas características a atitude e o fato de saber se posicionar, sendo claro, objetivo, sem rodeios.

Ele sabe o que o cliente dele busca e possui conhecimento total sobre o seu produto, o que gera no cliente a confiança e a segurança, que são elementos fundamentais na relação empresa e consumidor.

Jordan Belfort é flexível e compete de igual para igual independentemente do tamanho da sua concorrência, nada o afeta e o tira do seu objetivo, se adapta rapidamente às mudanças, com grande capacidade de identificar tendências de mercado e antecipar necessidades. Alguma semelhança com marketing aqui?

Uma das características que tem relação com o filme e os lobos é, como Jordan Belfort, o marketing precisa ter o poder de se comunicar de diversas formas e formatos. Seja no digital ou no offline, a comunicação precisa ser integrada e entregar a mesma mensagem em diversos formatos.

Descobri em pesquisas que os lobos se comunicam usando a linguagem corporal para se expressarem, e no filme você vai observar que a personagem de DiCaprio utiliza de técnicas corporais de comunicação como: postura, expressões faciais, a forma como gesticula e posiciona o corpo demonstrando poder.

Na parte final do filme, ele entra em um auditório para dar um curso de vendas. Ele para, olha para o público, observa e se aproxima, não tem uma pessoa na plateia que não esteja vidrado nele pois ele se tornou AUTORIDADE.

O mercado precisa enxergar a sua empresa desta mesma forma, como os maiores exemplos que são as gigantes Apple, Google, Coca Cola entre outras. A sua empresa precisa ter foco em construir esta autoridade, seja na sua comunidade, bairro, cidade ou estado, e para isso siga os passos a seguir.

  • Marketing e comunicação não são custos, são investimentos que poderão tirar sua empresa da inércia e colocar no radar daqueles que mais importam, seus possíveis clientes.
  • Como os Lobos e Jordan Belfort no filme, foco no alvo, perseguir e capturar presas (clientes).
  • Direcione suas estratégias de marketing a um público-alvo específico.
  • É essencial entender as necessidades, desejos e comportamentos dos clientes para adaptar as campanhas de marketing e alcançar os objetivos estabelecidos.
  • Ter um foco claro no alvo permite que a empresa aproveite melhor seus recursos e maximize o retorno sobre o investimento em marketing.
  • A comunicação deve seguir algumas regras e a principal delas é estar coesa com os seus objetivos e sua essência: não venda o que não entrega e não prometa o que não pode.
  • Esteja preparado para a demanda que poderá gerar a partir das suas estratégias de marketing, você pode acertar no alvo, receber uma alta demanda e neste momento é necessário conseguir atender a todos sem exceção. Não gere nenhuma frustração em seus clientes.
  • Cuide da jornada do cliente, desde quando ele se conectou com a sua marca até a entrega do produto ou serviço. Ele vai te avaliar pela qualidade do atendimento prestado em todos os pontos de contato com a sua empresa e irá recomendar ou não a sua empresa.
  • E não esqueça do pós-venda. Acompanhar o cliente não é só até a entrega, você precisa manter contato com ele, se conectar, manter contato, atualizar ele sobre sua empresa e engajar ele em seus canais digitais.
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.