Logotipo-Mais-Verão-24 (1)

Saúde íntima no verão: quais os principais cuidados?

No verão, algumas medidas são essenciais para cuidar da saúde durante a estação mais quente do ano, como passar protetor solar e manter-se hidratado. Mas você sabia que a região íntima também precisa de uma atenção especial neste período?

saúde íntima no verão
Foto: Freepik

Cuidar diariamente da saúde íntima é essencial para evitar alguns problemas, como a candidíase e infecções.

Como explica a médica Fernanda Schier, ginecologista do Hospital Marcelino Champagnat, a vagina é um local que apresenta pH ácido e bactérias e fungos que vivem ‘em harmonia’. E o verão pode ser responsável por desequilibrar este espaço:

“No verão, o calor, roupas mais apertadas, o próprio suor e o uso de biquíni molhado podem prejudicar o pH da vagina, o que pode aumentar a proliferação de bactérias e fungos. Então quando falamos sobre a saúde íntima no verão, precisamos ter em mente que é preciso evitar que essas situações aconteçam”, afirma.

Cuidados com a saúde íntima no verão

Confira algumas dicas da ginecologista Fernanda Schier para manter a região íntima saudável no verão:

  • Evitar usar biquíni molhado por muito tempo, porque a umidade facilita a proliferação de bactérias e fungos e alteração do pH;
  • Usar roupas frescas, permitindo oxigenação e que a vulva fique arejada;
  • Dormir sem calcinha e ter atenção para o tecido da peça: “é importante preferir sempre tecidos de calcinha que permitam que a vulva respire, como o algodão”, diz a ginecologista;
  • Não usar calças apertadas;
  • Se possível, ter mais de um biquíni para evitar usar a mesma peça molhada por muito tempo;
  • Evitar uso de protetores diários, que abafam a região íntima e alteram o pH;
  • Preferir o uso de coletores menstruais a absorventes externos descartáveis;
  • Não lavar a vulva mais de uma vez no dia, para manter a proteção natural. “Do mesmo jeito que é importante cuidar, limpeza em excesso pode fazer uma alteração na microbiota”, afirma Schier.

Fernanda Schier ainda explica que, mesmo se o biquíni estiver seco, é importante não usar ele no lugar da calcinha, porque o tecido da peça também abafa a região íntima. 

A especialista dá uma dica no caso de mulheres que vão passear e depois ir para a praia ou piscina e que costumam já ir com o biquíni por baixo da roupa: 

“Vai com uma calcinha de algodão, chega no local e coloca o biquíni, porque quanto menos tempo esse tecido ficar abafando a vulva, melhor”.

Tomar esses cuidados já é um grande passo para manter a saúde íntima no verão! Mas não se esqueça: no caso de dúvidas é essencial evitar a automedicação, para ter o diagnóstico correto:

“É muito importante que a mulher seja examinada, porque muitas vezes ela só fala os sintomas e trata o problema como bactéria, sendo que é fungo, ou vice-versa. A ginecologista consegue fazer o tratamento adequado para o sintoma da paciente”, finaliza Fernanda Schier.  

Siga nosso Instagram

Poste seus registros
e nos marque!
@maisveraogrupomassa

Pontos turísticos

O litoral paranaense conta com diversos pontos turísticos incríveis.
Permita-se conhecer e se encantar com a beleza natural do Paraná.